Blog

16/07/2021

A COR IDEAL PARA O HOME OFFICE

Dica

Mais do que nunca, o home office se tornou ambiente indispensável nos lares mundo afora. Pequenos ou grandes, compartilhados, reservados, enfim, as apresentações são inúmeras, e saber tirar o melhor proveito deste espaço é fundamental para o rendimento das atividades em casa. Saber escolher as cores ideais para este ambiente, pensando nas diferentes necessidades que o mesmo busca suprir no dia a dia dos moradores, é um desafio muito simples de resolver. Segundo matéria publicada pela revista Casa Vogue, em março deste ano, as cores têm o poder de aumentar a produtividade, estimular a criatividade, diminuir o estresse e promover mais energia para as atividades que demandam maior foco. Optar pelo uso de cores específicas para cada atividade profissional ou de acordo com a personalidade de cada pessoa visa ajudar aqueles que necessitam de estímulos externos para produzir. Veja, a seguir, algumas dicas para quem adotou o home office e quer usar as cores para dar um plus no seu trabalho:

PRODUTIVIDADE

Tons de azul claro ou levemente esverdeados são excelentes opções para manter a motivação em alta, principalmente para quem trabalha com números e questões complexas, pois são relaxantes e serenos.

CRIATIVIDADE

Pessoas que trabalham com criatividade, precisam de estímulos constantes para executar seu trabalho. Por isso, tonalidades de amarelo e laranja são os mais indicados para este perfil de profissional que necessita de motivação e inspiração para criar. Tanto o amarelo, quanto o laranja, são cores luminosas, alegres e vibrantes, e podem ser combinadas com variações da mesma cor ou outras diferentes, como o cinza, por exemplo.

PRODUTIVIDADE FÍSICA

Para manter a energia em alta, aposte em tonalidades vibrantes e intensas de vermelho. O vermelho é a cor do elemento fogo, do sangue e do coração humano. Está associado à energia e excitação. Em tonalidades mais escuras, tornam-se mais sóbrios e formais.

EQUILÍBRIO

O verde é uma cor comumente associada à saúde e bem-estar. E não é à toa! Em tonalidades vibrantes, estimula a energia. Em tonalidades levemente amareladas, contribui para a criatividade. Já nos tons pastéis, remetem a calmaria e tranquilidade.

CUMPRIMENTO DE PRAZOS

Quem precisa cumprir metas e prazos não pode se sentir agitado ou ansioso. Por isso, o ideal é utilizar azuis esverdeados, que além de serem cores extremamente tranquilas, são aliadas para descansar a vista após longas horas de trabalho em frente ao computador, reduzindo o estresse e a ansiedade.

FOCO

Pessoas que sofrem com a dispersão e a dificuldade de concentração devem apostar no uso dos tons de cinza ou off-whites. Isso porque, a intenção é reduzir a distração evitando o uso de cores e elementos vibrantes.