Blog
25/08/2023
Os espaços têm o poder de transformar. Assim como há lugares que são convidativos e restauradores, há locais que provocam desconfortos e inquietações. O Design Salutogênico fomenta justamente a criação de cada vez mais ambientes agradáveis, que estimulam sentimentos positivos.
No mundo agitado de hoje, onde as demandas da vida moderna muitas vezes nos deixam estressados e sobrecarregados, soluções que promovem a saúde e o bem-estar se tornaram uma prioridade, especialmente quando se trata dos lugares que habitamos diariamente, como nossas residências e locais de trabalho, ou em situações sensíveis, como os hospitais.
Neste sentido, nos campos da arquitetura e da decoração, uma abordagem inovadora que tem ganhado destaque é o Design Salutogênico, conceito transformador focado não apenas na prevenção de doenças, mas principalmente na promoção ativa da saúde, fomentando a criação de ambientes que nutrem nossa vitalidade física e mental.
Na Idélli, nossa principal motivação é o desejo de criar ambientes que, além de bonitos e funcionais, atendam a todas as diferentes necessidades dos ocupantes, inclusive nos aspectos afetivos e psicológicos. Por isso, preparamos este texto trazendo tudo que você precisa saber sobre o Design Salutogênico e a arte de construir ambientes que promovem a saúde e o bem-estar. Continue a leitura.
A palavra Salutogênico deriva da união de "salus", do latim, que significa saúde, e de "genesis", do grego, que se traduz como origem ou criação.
O termo nasceu das pesquisas de Aaron Antonovsky, sociólogo que, nos anos 70, propôs uma nova abordagem para compreender o que promove a saúde, em contrapartida ao tradicional foco na prevenção de doenças.
Ele introduziu o conceito de "salutogênese", que se baseia na ideia de que a saúde não é apenas a ausência de doença, mas sim um estado dinâmico influenciado por fatores biológicos, psicológicos, sociais e ambientais.
As pesquisas de Antonovsky destacaram a importância de recursos pessoais, resiliência e senso de coerência na capacidade que temos de lidar com o estresse e manter um equilíbrio saudável.
O termo Salutogênico surge, então, desse novo entendimento de saúde, referindo-se à criação e promoção ativa da saúde por meio de diferentes intervenções, perspectiva que influenciou campos como a psicologia, a medicina e, como abordado neste texto, a criação de ambientes.
(Acervo: Restaurante Qualico Family Center, no Parque Assiniboine - Manitoba, Canadá)
O Design Salutogênico é uma abordagem que reconhece a íntima conexão entre o ambiente construído e o bem-estar humano e, portanto, se concentra na criação de espaços que impactam positivamente a saúde.
O Design Salutogênico coloca o espaço em foco, reconhecendo que a forma como projetamos e organizamos nossos ambientes físicos influenciam nossa saúde física, mental e emocional. Assim sendo, em vez de apenas minimizar fatores de risco, os projetos que adotam essa perspectiva procuram maximizar ativamente os elementos que promovem uma vida saudável e equilibrada.
Ao considerar cuidadosamente a escolha de cores, texturas, iluminação e materiais, o Design Salutogênico visa criar ambientes que estimulem a positividade, reduzam o estresse e promovam a interação social. Além disso, esse conceito incorpora a conexão com a natureza e a promoção do descanso, das atividades físicas, da autonomia e da sensação de pertencimento.
Enfatizando a relação entre a arquitetura, a decoração e a saúde, o Design Salutogênico oferece uma visão holística para criar ambientes que verdadeiramente nutrem e apoiam as pessoas em suas jornadas diárias. Para isso, segue princípios como:
(Acervo: Idélli Ambientes)
O Design Salutogênico, com seu foco na promoção ativa da saúde, encontra aplicação em uma variedade de espaços, enriquecendo a qualidade de vida das pessoas em diferentes contextos.
Em ambientes residenciais, ele se manifesta na integração de elementos naturais, na criação de espaços de relaxamento e no estímulo à interação social, resultando em lares que propiciam a tranquilidade e a socialização.
Nos locais de trabalho, seguindo princípios do Design Salutogênico, incorporar iluminação natural, áreas verdes e zonas de descanso fomenta a produtividade e promove a saúde mental dos funcionários.
Hospitais e centros de saúde aplicam esses princípios para criar espaços de cura, que fomentam os sentimentos de esperança e tranquilidade. Para isso, são incorporados elementos que auxiliam na recuperação dos pacientes e acalmam os acompanhantes, tais como luz natural, plantas e cores suaves.
Além disso, espaços públicos projetados com abordagens salutogênicas proporcionam lugares de encontro, atividade física e interação social, fortalecendo o senso de comunidade e promovendo a saúde de maneira coletiva.
O Design Salutogênico supera limites e adapta-se a diferentes ambientes, oferecendo uma visão inspiradora de como os espaços podem melhorar a nossa capacidade de enfrentar os desafios diários.
Na Idélli, acreditamos na capacidade transcendental dos ambientes e estamos empenhados na criação de lares que, além de belos e sofisticados, potencializam a qualidade de vida.
Venha para a Idélli. Estamos ansiosos para começar o projeto que expressará o seu jeito de ser e transformará cada dia em uma oportunidade imperdível de cultivar a saúde.
(Acervo: Max Lee)
Acesse Casa automatizada: inteligência artificial em projetos arquitetônicos e saiba mais!
Galeria de Imagens
29/03/2024
Não há sensação mais gratificante do que chegar em casa e ser envolvido por uma atmosfera acolhedora...
01/03/2024
Quando se trata de cor, não há dúvidas de que a Pantone é a principal referência. Todos os anos, est...
23/02/2024
Na era da digitalização, testemunhamos um avanço exponencial das tecnologias que permeiam nosso coti...