Blog

11/08/2020

DESIGN SINESTÉSICO

Design de Interiores

Atire a primeira pedra quem nunca sentiu uma sensação diferente ao entrar em um ambiente e tocar algum objeto. Ou percebeu uma fragrância que remeteu à recordações saudosistas da infância. Exemplos não faltam para ilustrar o conceito de Design Sinestésico. Mas vamos, primeiro, entender melhor do que se trata!

Siga a Idélli no Instagram e tenha inspirações de arquitetura e design de interiores semanalmente.

Design sinestésico (ou Arquitetura sinestésica ou também Design sensorial) é uma forma de inserir ou criar elementos em cada ambiente, afim de estimular os cinco sentidos. Sua missão é criar espaços que provoquem as sensações, através do uso de cores, texturas, aromas, luzes.

Esse conceito já vem sendo utilizado há muito tempo em projetos de arquitetura comercial como lojas e restaurantes, com o objetivo de envolver os clientes numa experiência sensorial sedutora  e instigante de consumo. A novidade agora é a sua aplicação em projetos de arquitetura e design residencial. As casas passam a refletir cada vez mais a personalidade e o estilo de vida de seus residentes, e por isso, é importante criar ambientes que promovam interação entre o morador e seu lar. Abaixo, preparamos uma seleção de projetos onde podemos ver a aplicação desse conceito. Confira: