Blog

17/06/2022

A influência das cores no ambiente

Design de Interiores

Você sabia que as cores têm influência nas nossas ações e estão diretamente ligadas ao nosso bem estar?

Acontece que o cérebro funciona a partir de estímulos e as cores são alguns deles, portanto, elas são uma ferramenta importante no mundo da arquitetura e design.

Podemos observar as nuances geralmente utilizadas para determinados espaços, como: cores claras que proporcionam tranquilidade, escuras que delimitam, vibrantes que alegram e etc. 

Cada um tem o seu propósito e nada é por acaso, na verdade as cores fazem parte daquela experiência. Nos próximos tópicos você saberá melhor sobre a influência das cores no ambiente. Continue com a leitura!

Iluminação

A  iluminação faz toda a diferença e interfere nas cores do ambiente. Existem cores específicas para cada espaço de acordo com a funcionalidade do mesmo. 

  • Quarto: é um ambiente que remete ao descanso, tranquilidade e o cantinho mais íntimo da sua casa, portanto as cores deste serão em tons mais escuros, e com a iluminação baixa o que torna mais aconchegante, proporcionando relaxamento.

(Acervo: Idélli Ambientes)

  • Cozinha: é ali que toda a magia da casa acontece, é um ambiente funcional e costuma ser mais iluminado, tanto pela luz natural, quanto pela interna. As cores geralmente são mais animadas, pois remete a um ambiente mais alegre.

(Acervo: Idélli Ambientes)

  • Sala de estar: a sala é o ambiente mais despojado da casa, cores mais escuras, mais claras ou alegres são bem vindas nesse cômodo, já que depende muito qual a intenção do morador. As luzes podem ser mais altas, porém amarelas e com a opção de luz mais baixa de um abajur.
  • Banheiro: nesse caso a luz branca é mais indicada, pois proporciona a sensação de um espaço mais amplo e até mesmo de higiene. Considerando que é um ambiente que os moradores costumam se arrumar, uma boa iluminação é algo indispensável naquele cômodo.

Como saber qual cor usar? 

Essa é uma dúvida de muitas pessoas, principalmente quem está construindo a sua primeira casa.

O primeiro passo é que você defina as funcionalidades de cada cômodo e depois escolha as cores de acordo com os estímulos que elas proporcionam, adequada às suas necessidades.

Cores mais quentes costumam proporcionar a sensação de alegria e animação ao ambiente, enquanto cores mais frias proporcionam mais relaxamento e descanso.

Um bom exemplo são os dias ensolarados e os dias chuvosos, enquanto nos dias com sol a tendência é sair e estar mais disposto, nos dias com chuva a tendência é relaxar e dormir.

Uma dica essencial para quem busca a impecabilidade na escolha das cores é: contrate um profissional da área. Nada como o conhecimento e técnica de quem sabe a funcionalidade de cada cor e seus estímulos no ambiente.

Quer saber mais dicas para construção do seu lar? Acesse também 5 vantagens de contratar um profissional para planejar o seu ambiente