Blog

28/04/2023

Inspire-se e venha ser uma Franqueada Idélli: 10 mulheres brasileiras empreendedoras de sucesso

Idélli

Empreender não é apenas criar e gerenciar novos negócios. Empreender é observar e entender o que está acontecendo no mundo, colocar em prática ideias inovadoras e, através dos mais diversos segmentos, transformar a realidade.

A arte do empreendedorismo pode ser intimidante. Para se estabelecer no mercado, há muitos desafios que precisam ser ultrapassados. Para as mulheres, em função das disparidades de gênero, os obstáculos podem ser ainda maiores.

Contudo, a presença feminina nos negócios vem crescendo consideravelmente nos mais diversos segmentos. Com coragem, conhecimento, visão estratégica, persistência e resiliência, cada vez mais mulheres estão rompendo barreiras históricas e conquistando espaços de inovação e liderança no mercado brasileiro e mundial.

Sabendo que conhecer mulheres empresárias bem-sucedidas pode incentivar você a começar seu próprio negócio, preparamos uma lista com 10 mulheres brasileiras empreendedoras de sucesso. Continue a leitura, inspire-se e venha ser uma Franqueada Idélli.

(Acervo: FreePik)

Mulheres empreendedoras de sucesso

Acreditamos que dar visibilidade a mulheres empreendedoras bem-sucedidas é um ato simbólico que gera a sensação de pertencimento, encoraja outras mulheres a investirem em seus sonhos e contribui para a diversidade no mundo dos negócios.

Confira as 10 brasileiras empreendedoras de sucesso e inspire-se:

  • Luiza Helena Trajano

Nasceu em 1951, em Franca, interior de São Paulo. Começou seu caminho de sucesso ao adquirir, junto ao marido, uma pequena loja de presentes. Conhecida por cultivar valores éticos, realizar uma gestão humanizada e não ter medo de inovar, foi responsável por colocar a Magazine Luiza entre as maiores varejistas do Brasil.

Hoje, é a mulher mais rica do Brasil.

  • Cristina Junqueira

Nasceu em 1984, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Formada em Engenharia de Produção na Universidade de São Paulo, abriu mão de uma promissora carreira para investir em uma nova ideia e, junto com outros dois fundadores, criou o NuBank.

Hoje é CEO de uma das maiores instituições financeiras do mundo e a segunda mulher mais rica do Brasil.

  • Zica Assis

Nasceu em 1960, na comunidade do Catrambi, no Rio de Janeiro. Proveniente de uma família pobre, começou a trabalhar cedo como babá, empregada doméstica e faxineira. Fez um curso de cabeleireira e, tentando achar o produto ideal para o tratamento do próprio cabelo crespo e volumoso, realizou muitos testes em casa.

Acabou desenvolvendo uma fórmula exclusiva, que foi patenteada. Hoje, Zica é co-fundadora e sócia do Instituto Beleza Natural, maior rede brasileira especializada em cabelos crespos, cacheados e ondulados do Brasil.

  • Alcione Albanesi

Nasceu em São Paulo e, no mundo da moda, iniciou sua carreira muito cedo. Aos 14, começou a trabalhar como modelo. Aos 17, sua própria confecção já tinha vários funcionários. Em uma viagem, conheceu uma lâmpada fluorescente vendida a baixo custo.

Depois de pesquisar sobre o produto, implementou a tecnologia no Brasil, fundando a FLC Lâmpadas, companhia líder no mercado nacional de lâmpadas. Em 1993, criou a Amigos do Bem, uma das maiores instituições sociais do país.

  • Sônia Hess

Filha de Duda e Adelina, pequenos comerciantes, nasceu em 1959, em Luiz Alves, Santa Catarina. O grande negócio começou quando o pai comprou tecidos em excesso e a mãe, para evitar desperdício, decidiu produzir camisas para vender.

Teve início, então, a Dudalina, confecção que, sob o comando de Sônia Hess, passou por um crescimento operacional gigantesco e hoje é uma das maiores exportadoras de camisas do Brasil. Atualmente, Sônia também é a vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil.

  • Alice Ferraz

Nasceu em São Paulo, capital, em 1970. Em 1990, abriu uma empresa de comunicação e começou a trilhar seu caminho como empresária no ramo da moda e da indústria criativa.

Em 2011, criou o blog FHits, maior plataforma de moda e lifestyle da internet, que é conhecida mundialmente e que tem a maior audiência feminina da América Latina. Em 2014, idealizou a criação do primeiro curso de graduação em Mídias Sociais Digitais, no Centro Universitário Belas Artes.

  • Chieko Aoki

Nasceu em 1948, no Japão. Ainda pequena, veio para o Brasil com os pais. Formou-se em Direito na Universidade de São Paulo e ingressou no ramo da hotelaria como diretora de marketing de uma rede de hotéis de luxo.

Nos anos 80, decidiu abrir seu próprio negócio, a Blue Tree Hotels, rede hoteleira que hoje conta com mais de 20 unidades em todo o país e presta serviços de excelência no setor.

  • Marcia Tozo

Nasceu em Tubarão, Santa Catarina. Com 16 anos, tornou-se mãe. Mais tarde, conseguiu retornar aos estudos e formou-se em Publicidade. Passou, então, a usar a internet para contar a sua história e, já residindo em Florianópolis, desenvolveu um curso online de brigadeiros gourmet.

Hoje, possui um ateliê próprio de doces finos, é  dona da Escola de Confeitaria Tudo de Cake e dá dicas de empreendedorismo.

  • Nina Silva

Nasceu em 1980, no Jardim Catarina, comunidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Formada em Administração na Universidade Federal Fluminense, iniciou seu contato com a tecnologia em seu primeiro emprego e logo entendeu que, para transformar a realidade, é preciso estabelecer conexões.

Então, criou o Movimento Black Money, hub que, através de palestras e treinamentos, fomenta a criação de negócios, a independência financeira e a inserção da comunidade negra na era digital.

  • Ana Fontes

Nasceu em Alagoas e, na década de 1970, mudou-se com a família para Diadema, região metropolitana de São Paulo. Começou a trabalhar aos 14 anos, formou-se em Publicidade e, por cerca de 18 anos, integrou a equipe de marketing da Volkswagen.

Então, decidiu montar seu próprio negócio. Motivada pelos desafios que encontrou em sua própria jornada, criou a Rede Mulher Empreendedora, um canal focado exclusivamente no empreendedorismo feminino, que ajuda mulheres a alcançar autonomia econômica e financeira.

Seja uma Franqueada Idélli

Depois de conhecer todas essas mulheres inspiradoras, deu vontade de investir no seu próprio empreendimento, não é mesmo? Cada vez mais mulheres desbravam o mundo dos negócios e iniciam lindas trajetórias de trabalho e sucesso. Você pode fazer parte desse grupo!

Comece conhecendo Os benefícios de abrir uma franquia Idélli. Depois, acesse Seja um franqueado e inicie a sua jornada empreendedora. Teremos muito prazer em acompanhá-la nesta bela e gratificante caminhada.

Acreditamos no seu potencial e queremos você ao nosso lado!

Gostou do conteúdo?

Acesse Franqueados Idélli: perfil ideal para ser um empreendedor de franchising e saiba mais!