Blog

11/08/2020

O MOVIMENTO DE STIJL E O DESIGN GEOMÉTRICO

Design de Interiores

Linhas retas e cores primárias marcam as obras do De Stijl, movimento artístico holandês surgido em 1917, formado por arquitetos, designers e pintores. O De Stijl foi influenciado pela estética do Cubismo. Suas obras continham formas simples, desenhos geométricos e purismo. Cores como vermelho, azul e amarelo combinadas ao preto e branco eram muito comuns neste estilo.

Siga a Idélli no Instagram e tenha inspirações de arquitetura e design de interiores semanalmente.

Dentre os objetivos deste movimento, estava a integração das artes, porém fugindo do tradicionalismo. O abstracionismo era a base da linguagem estética a qual se propunha. No campo da arquitetura, projetos funcionais, informativos, leves, abertos e transparentes ganharam destaque.

Alguns nomes importantes estão associados ao De Stijl, como é o caso de Theo van Doesburg (arquiteto e pintor),  Piet Mondrian (pintor), Gerrit Rietveld (arquiteto e designer de produtos), Cornelis van Eesteren (arquiteto), dentre outros.

É incrível nos depararmos com um estilo surgido há mais de cem anos atrás, mas que apresenta uma linguagem visual tão atual. As obras acima são exemplos claros disto. Em 2020 (e possivelmente 2021 também), projetos de design e arquitetura poderão carregar uma forte inspiração do De Stijl, no que se refere a formas mais simples e ao uso das cores primárias combinadas aos tons naturais de madeira e os metalizados. Inspire-se nessa seleção de imagens que preparamos para você: