Blog

01/07/2022

Como escolher a planta adequada para cada ambiente? - Parte 1

Dica

Uma das grandes mudanças que a pandemia trouxe foi o aumento do tempo em casa, e isso gerou um novo formato de vida: o modelo híbrido.

Este modelo consiste em mesclar a rotina entre escritório e casa, realizando as mesmas tarefas que antes seriam feitas somente no escritório, por exemplo, no conforto do lar. 

Com isso, algumas derivas surgiram e entre elas a necessidade de tornar o lar ainda mais aconchegante, pois agora o tempo útil em casa permite que pequenos detalhes, que antes passavam despercebidos, sejam notados.

A partir disso, surgiram algumas tendências e inspirações para essa finalização, destacando o uso de plantas na decoração, afinal nada como ter contato com a natureza, e se possível dentro da sua casa, não é mesmo? 

Inspirados nisso, preparamos um conteúdo rico sobre como escolher a planta adequada para cada ambiente do seu lar. Confira tudo nos próximos tópicos. Boa leitura!

Cozinha

A cozinha é um ambiente muito especial, conhecido como o coração da casa, é nela que a família se reúne após um dia corrido e estressante para saborear uma refeição preparada com muito amor.

Portanto, é essencial que seja um ambiente inteiramente aconchegante e que conecte os moradores entre si e com o lar. A dica é: cultive temperinhos, além de serem ótimos na comida, vão dar um up na decoração da sua cozinha. São algumas sugestões:

  • Manjericão; 
  • Alecrim;
  • Salsa;
  • Orégano;
  • Cebolinha e etc.

É importante lembrar que essas plantinhas necessitam de iluminação. Garanta um espaço bem iluminado, perto de uma janela ou parapeito de preferência.

(Acervo: Idélli Ambientes) 

Sobre as plantas indicadas para a sala, confira no tópico abaixo.

Sala

A sala é um ambiente de lazer e entretenimento, onde a família descansa, assiste televisão, jogos e se reúne nas mais divertidas atividades.

Portanto é um dos lugares mais observados pelo morador, já que é um momento de espairecer e geralmente não há outras concentrações. Ao ter plantinhas na sala, assim como em outros ambientes, é necessário estar atento à iluminação. 

Sombra: se a sua sala não possui muita iluminação natural, existem algumas opções de plantinhas que são mais adequadas a essa característica do ambiente, confira: 

  • Pleomele: com uma estética paisagista, a pleomele é de fácil cultivo e pode chegar até 3 metros de altura. Gosta da luz do sol, mas se dá bem em ambientes de meia luz. Regue-a com frequência e utilize spray em suas folhas pelo menos uma vez na semana.
  • Lírio da paz: Seu cultivo é fácil. É uma das plantas da sombra que não gosta de luz direta, mas é importante deixá-la em ambientes iluminados. O ideal é manter o solo sempre úmido, mas não regue em excesso, pois pode afogá-la.
  • Espada de São Jorge: Esta  é uma planta mística utilizada para proteção, muito comum nos lares, também pela sua estética mas não só por ela. É uma planta de meia luz, geralmente posicionada na porta da sala.
  • Jibóia: É uma planta que gosta de luz indireta e umidade, ideal para salas com pouca iluminação. Atua como uma trepadeira e pode chegar até 1,20 de altura, portanto o ideal é tê-la suspensa.

Luz: se você é do tipo de pessoa que gosta de uma boa iluminação e prioriza uma sala com muita luz natural, existem algumas plantas que são ideais para estes ambientes. Confira:

  • Iúca: Com folhas arqueadas, a iúca é uma planta de tons verdes e amarelos. Aprecia ambientes com muita luz solar e se adapta bem a qualquer temperatura.
  • Hera: É uma planta versátil que gosta de espaço e se espalha por onde dá. Deve ser cultivada como trepadeira, portanto é interessante mantê-la de forma suspensa. 
  • Babosa: É uma planta resistente, pertencente à família das suculentas. É dela que se extrai a aloe vera que é utilizada de forma fitoterápica. Uma planta charmosa e bastante resistente que não necessita de muita rega.
  • Agave: Também faz parte da família das suculentas e se desenvolve muito bem em pleno sol, portanto o ideal é deixá-la em um ponto estratégico em que a luz do sol seja direta. Não necessita de muita rega e pode ser cultivada com solo arenoso.

(Acervo: Freepik - planta Iúca)

Quantas ideias incríveis, não é mesmo? Agora você já tem sugestões e dicas de plantinhas para sala e cozinha, independente da iluminação do seu ambiente.

Fique atento ao blog e saiba em breve quais as plantas adequadas para o banheiro, quarto, sacada e lavanderia. 

Acesse também Design orgânico e saiba mais dicas sobre essa tendência.