Blog

07/10/2022

Saiba como decorar um quarto infantil com assertividade

Dica

Personalizar o ambiente de acordo com a fase da vida é muito importante para o desenvolvimento do indivíduo.

Essa personalização  vai muito além da estética, é a garantia de bem estar e aconchego. Na fase da infância, onde a ludicidade toma conta, tornar esse espaço um mundo da imaginação é essencial.

Sabemos que nem sempre a inspiração flui, mas queremos te mostrar que decorar um quarto infantil é muito mais simples do que você imagina. Continue com a leitura!

Espaço de brincar

Quem convive com criança sabe que todo lugar é lugar de brincar, no seu espaço de aconchego e acolhimento, não poderia ser diferente.

A intenção desse espaço personalizado é de que seja o cantinho de bem estar, onde a criança possa estar à vontade e agir com autenticidade, portanto manter um funcional, que respeite essa condição é imprescindível.

Por tanto, brinquedos devem estar na altura da criança, facilitando o acesso e proporcionando a sensação de liberdade e capacidade de escolherem o que quiserem para brincar.

Além disso, as cores do ambiente influenciam de toda forma. Saiba mais no próximo tópico.

(Projeto Arquiteta Ednara Zilli | Idélli Xangri-lá)

Qual cor utilizar?

A cor é um item muito importante na composição do ambiente, além de ser o toque que dá vida ao espaço, é sensorial e influencia diretamente no humor e qualidade de vida.

A sua intenção é a primeira coisa a se definir quando falamos em escolher a cor para o ambiente. Você pretende criar uma atmosfera mais tranquila ou alegre?

  • Cores vibrantes: se a criança que vai usufruir do espaço é mais tranquila, recomenda-se que as cores sejam mais vibrantes, para estimular as sensações de energia;
  • Tons pastel: já se a criança tende a ser mais agitada e se distrai facilmente, a dica é que você use e abuse de tons pastel e cores menos alegres.

Dessa forma, o ambiente fica adaptado às necessidades da criança, garantindo estímulo contínuo de acordo com o perfil de cada um.

(Projeto Idélli Moema)

Identificação

Você não tem aquela banda, filme ou série favorita que você se identifica e faz seu coração mais forte?

No mundo infantil isso não é diferente, por isso, criar um vínculo de identificação é algo natural, um sinal de que a criatividade está sendo estimulada e a imaginação fluindo.

Portanto, nutrir essa relação gera estímulos.  Avalie o personagem que a criança se identifica e adapte a estética do quarto de acordo com os seus gostos, é uma boa forma de manter essa conexão.

Gostou do conteúdo?

Se você gosta de transformações de ambientes e espaços, acesse também Transforme sua área em um espaço gourmet e saiba mais!