Blog

03/11/2020

TEXTURAS DE PEDRAS

Dica

Com seu uso, até bem pouco tempo, limitado à bancadas de cozinhas e banheiros, pisos e revestimentos de lareiras e fachadas, as texturas de pedras vem ganhando cada vez mais destaque em projetos de arquitetura e decoração. É possível encontrarmos papéis de parede, tecidos, objetos de decoração, cerâmicas e chapas de MDP e MDF com padronagens muito semelhantes, senão iguais a de pedras naturais. Com isso, tornou-se mais fácil, prático, barato e versátil aplicar estas texturas sobre outras superfícies, até então incomuns ou improváveis.

Cada estilo de pedra transmite uma sensação diferente. Granitos e bazaltos dão um ar de robustez aos ambientes. O granilite, proporciona maior descontração e modernidade (apesar de ter uma pegada retrô). Mármores e quartzos, são mais elegantes, nobres e clássicos. O caxambu lembra muito padronagens de madeira clara, assim como a pedra São Tomé, e ambas possibilitam ambientes mais clean e iluminado. A ardósia e sua tonalidade esverdeada confere um toque de cor e sofisticação. A pedra grês e os tijolos de barro são muito associados a espaços rústicos.

Além dos desenhos, as cores, tonalidades e o acabamento (polido, poroso, opaco, brilhante...) também influenciam na elaboração dos projetos. Exemplos não faltam para ilustrar as diversas opções e possibilidades. Abaixo, você confere algumas imagens que ilustram as diferentes aplicações, padronagens e alternativas para o uso das texturas de pedra em projetos.