Blog

24/06/2021

TIPOS DE PUXADORES PARA MÓVEIS

Dica

Existem vários tipos de puxadores para móveis, com vantagens e desvantagens de acordo com o ambiente e o uso que ele terá, o que causa muitas dúvidas na hora de escolher qual combina mais com o projeto.

Puxadores externos

Os puxadores externos ficam parafusados na porta, e podem ser de várias formas e tamanhos. Sua principal vantagem é a facilidade de instalação. A desvantagem é que alguns modelos podem deixar o visual poluído, caso existam vários puxadores no mesmo móvel, pois eles ficam chamativos e destacados.

Puxadores lineares

Os puxadores lineares são os que ficam em uma das laterais da porta do móvel. Ele pode ser mais largo, com cerca de 4 cm, que é o modelo muito usado em cozinhas, ou apenas uma aba bem fina e discreta, para colocar em portas de correr. As vantagens desse tipo de puxador são a resistência e a praticidade, já que eles não quebram e podem ser puxados em toda a sua extensão. É por isso que eles são bem comuns em cozinhas, onde os armários são usados com frequência, então puxadores resistentes são bem-vindos.

Fecho-toque ou sistema “click”

Quando a intenção é criar um visual bem clean, sem puxadores visíveis, uma opção é o sistema de abertura conhecido como “fecho toque” ou “click”. Esse nome é devido ao sistema de abertura por pressionamento, geralmente no canto da porta. A vantagem é um visual leve e homogêneo. A desvantagem fica por conta do pequeno barulho que o sistema faz cada vez que a porta é aberta, sendo uma boa opção para armários que tenham pouco uso.

Porta com canto chanfrado

Outra opção para deixar o visual sem muita informação é deixar uma das bordas da porta com o canto chanfrado na parte de trás. A porta fica com a ponta triangular, podendo ser puxada por trás para abrir. É uma solução prática e bonita. Pode apenas não ser a melhor opção para armários de cozinha com muito uso, porque nesse caso, por não ter puxadores metálicos, as portas podem ficar um pouco sujas ou marcadas com umidade ou alimentos.

Puxadores tipo cava

Os puxadores tipo cava são embutidos na frente da porta do móvel. São muito resistentes e conferem um aspecto robusto ao armário. Além disso, são chamativos, devido ao seu tamanho não muito pequeno. Portanto, ficam melhores quando não existem muitos puxadores na mesma peça.

A Idélli conta com uma vasta gama de puxadores dos mais variados modelos e acabamentos. Visite uma de nossas lojas e escolha o modelo que ficará perfeito para o seu ambiente.