Sustentabilidade

10/01/2025

Como as fontes de energia estão ligadas ao aquecimento global

As fontes de energia são divididas em dois grupos: as renováveis e as não renováveis. As fontes não renováveis são esgotáveis e em algum momento, sua extração não será mais possível. A exemplo de tais fontes, temos o petróleo, o carvão mineral, o gás natural e a nuclear.

Já as fontes de energia renováveis, não possuem uma vida útil, sendo renovadas constantemente ao serem usadas. Entre os exemplos de fontes renováveis temos: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).

A matriz energética brasileira ainda é composta 35,7 % de petróleo e derivados.

Fonte: www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica

As fontes não renováveis de energia tendem a ocasionar grande parte da emissão dos gases de efeito estufa na atmosfera, como o dióxido de carbono, responsável, juntamente com outros gases, como o metano e o óxido nitroso, pelo aquecimento global. Estes gases são chamados de Gases do Efeito Estufa ou GEE.

De acordo com dados recém-lançados pelo SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa), o Brasil emitiu 2,2 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa (GEE) em 2019. O setor de Energia foi responsável por 19% dessas emissões.

Um fenômeno conhecido e que tem gerado preocupações é o aquecimento global, causado pelo homem, ele consiste no aumento das temperaturas do planeta com base nos níveis pré-industriais. É o aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra que tem resultado na concentração exacerbada de GEE na atmosfera. Como resultado, percebemos as mudanças nos padrões do clima global, incluindo o derretimento de geleiras, aumento do nível dos oceanos, chuvas volumosas e secas severas, perda da biodiversidade, entre outros efeitos ambientais.

Além destes efeitos, o aquecimento global também tem gerado danos sociais, como o êxodo climático, que ocorre quando as pessoas precisam deixar seus lares em virtude da ocorrência de desastres climáticos, como enchentes, por exemplo. Outro fator é em relação as perdas na produção agrícola, que geram aumento nos custos dos alimentos e agravam a situação de fome em determinadas regiões.

Por tantos motivos, as fontes renováveis de energia são consideradas limpas, já que emitem menos gases de efeito estufa (GEE) que as fontes fósseis, não renováveis.

E por pensar em como a mudança climática pode afetar os lares brasileiros, o Grupo K1, desde 2022, investe e adquire energia do mercado livre 100% renovável, possuindo assim a Certificação I-REC.

Os Certificados Internacionais de Energia Renovável, também chamados de I-RECs, atestam a origem limpa da energia utilizada pela empresa. Cada I-REC representa 1 MWh de energia gerada, neutralizando as emissões de gases de efeito estufa associados ao consumo de eletricidade.

O Grupo K1 investe em energia renovável e ações de melhorias contínuas porque acredita que possui um papel fundamental para ajudar a atenuar as mudanças climáticas e seus efeitos no meio ambiente e na sociedade. Somente em um ambiente equilibrado e justo é possível que as pessoas vivam no lar dos seus sonhos, e o Grupo K1 quer fazer parte disto, não apenas fornecendo produtos de qualidade, mas também preservando a biodiversidade e o meio ambiente.

Pesquise no Blog