Blog

17/02/2023

Aromaterapia: cheiro e equilíbrio em todos os ambientes da sua casa

Dica

Os cheiros nos trazem memórias e são capazes de evocar diferentes sentimentos. Quem nunca ficou com saudade de alguém querido ao sentir um perfume no ar? Quem nunca se sentiu abraçado pelo cheiro de pão quentinho, de café passado, de bolo saindo do forno?

Assim como os outros sentidos humanos, o olfato é extremamente sensível e desperta diferentes emoções, podendo contribuir para a sensação de alívio e bem-estar. Assim sendo, a aromaterapia explora os poderes relaxantes e curativos dos odores.

Não há dúvidas de que ter uma casa cheirosa e cheia de boas energias traz muitos benefícios aos moradores. Por isso, a aplicação de aromaterapia nos ambientes domésticos está cada vez mais em alta.

Sabendo disso, preparamos este texto explicando o que é aromaterapia, quais são seus benefícios e como aplicá-la em casa. Continue a leitura e descubra como espalhar cheiro e equilíbrio em todos os ambientes da sua casa.

(Acervo: Freepik)

O que é aromaterapia?

Aromaterapia é uma terapia alternativa que explora o potencial curativo dos cheiros e busca gerar sensações positivas através do uso de diferentes elementos aromáticos, especialmente os óleos essenciais.

Acreditando na cura através do odor, este tipo de prática terapêutica é fundamentada no uso de essências para tratar enfermidades mais leves e auxiliar no tratamento de doenças mais graves, amenizando seus sintomas.

Apesar de ter ganhado popularidade recentemente, a aromaterapia é uma técnica terapêutica milenar, que nasceu a partir de estudos holísticos orientais. Esta terapia resulta do olhar sobre o poder curativo da natureza, já que os óleos essenciais são extraídos de elementos naturais, como flores, raízes, folhas e ervas.

Quais são os benefícios da aromaterapia?

Como qualquer outro tratamento, a aromaterapia busca atender as necessidades específicas de cada pessoa.

Os aromas são capazes de estimular diferentes partes do cérebro. Assim sendo, a partir dos sintomas apresentados e do que cada pessoa precisa tratar, são usadas diferentes essências, podendo trazer benefícios físicos, mentais, emocionais e espirituais.

Os benefícios variam de caso para caso, mas, de modo geral, busca-se  o fortalecimento das defesas do organismo, a promoção do bem-estar,  a sensação de relaxamento ou estímulo, além do alívio da insônia, da ansiedade, de dores e desconfortos. 

Para resultados mais assertivos, procure a orientação de um profissional especializado para saber qual é a melhor essência a ser utilizada no seu caso.

(Acervo: Freepik)

Como aplicar a aromaterapia em casa?

Há diversas maneiras de aplicar a aromaterapia. Inalações, massagens e banhos são formas de aplicação nas quais os óleos essenciais agem em contato mais direto com o corpo. Já  os aromatizadores, os umidificadores, os difusores elétricos, os evaporadores e os sprays são ótimas opções para espalhar aromas nos diferentes ambientes da casa.

Como cada ambiente tem uma função, você deve escolher os aromas a partir daquilo que você quer inibir ou estimular. Para você ficar por dentro dos aromas mais indicados para cada cômodo, trouxemos algumas dicas para você:

  • Sala de estar: para esse ambiente social, que inspira encontros e reuniões com amigos e familiares, recomenda-se essências que favoreçam a sensação de acolhimento, alegria, bem-estar e aconchego, tais como lavanda, laranja doce, tangerina e limão;
  • Cozinha: nesse ambiente que já tem muitos cheiros diferentes, não é indicado utilizar aromas fortes e que desequilibrem a combinação de perfumes naturais. Assim sendo, recomenda-se utilizar as fragrâncias dos temperos e das ervas comestíveis, tais como alecrim, orégano, manjericão, hortelã, menta e canela;
  • Quarto: para esse ambiente que pede calma e sono tranquilo, são indicadas fragrâncias relaxantes e que amenizem os sintomas de insônia, tais como lavanda, manjerona e camomila. Para a aplicação, água de lençol é uma ótima opção;
  • Banheiro: para deixar esse ambiente purificado, relaxante e com um cheiro muito agradável, abuse de capim-limão, menta, pinho, hortelã e eucalipto;
  • Escritório: para esse ambiente de trabalho e estudo, é muito importante estimular a memória, a concentração, a criatividade e a produtividade. Para isso, aposte nas fragrâncias de alecrim, capim-limão, laranja doce, hortelã e limão.

Agora que você já sabe quais são as fragrâncias mais indicadas para cada ambiente, fica muito mais fácil de deixar a sua casa cheirosa, energizada e repleta de boas sensações, não é mesmo? Então, identifique quais são as melhores essências para você e sua família e leve os benefícios da aromaterapia para a sua casa e para a sua vida.

Gostou do conteúdo?

Acesse A Cromoterapia e o poder das cores e saiba mais.