Blog
02/12/2022
O poder que as cores possuem de despertar sensações é a base do procedimento terapêutico chamado Cromoterapia, também conhecido como Terapia das Cores.
Sabemos que as cores são parte fundamental das nossas vidas. Não é à toa que escolhemos muito bem a paleta de cores que queremos predominando no nosso dia a dia, tanto na decoração dos diferentes ambientes da casa, como naquilo que vestimos.
Mas, apesar de percebermos que as cores podem ter influência sobre o nosso humor, sobre a nossa aparência e sobre os nossos sentimentos, um procedimento terapêutico dessa natureza pode parecer estranho à primeira vista.
Sabendo disso, preparamos este texto para que você descubra o que é a cromoterapia e o poder das cores. Ficou interessado? Continue a leitura!
(Acervo: Idélli Ambientes)
Cromoterapia é uma terapia alternativa que utiliza as vibrações, as frequências eletromagnéticas e as propriedades terapêuticas das cores para restaurar o equilíbrio do corpo, da mente e do espírito.
A cromoterapia também pode ser utilizada como tratamento complementar de alguns problemas de saúde, como insônia e depressão.
Falando assim, a cromoterapia parece bem abstrata, mas nós a praticamos com bastante frequência. Ao preferir peças coloridas em dias luminosos de verão, por exemplo, estamos reagindo às cores ensolaradas às quais estamos sendo expostos, já que amarelo e laranja são cores quentes com efeito estimulante.
Agora ficou mais fácil visualizar o funcionamento da cromoterapia, não é mesmo?
As cores possuem efeitos terapêuticos específicos e influenciam nossas emoções de diferentes maneiras. Por isso, as tonalidades utilizadas na cromoterapia são definidas de acordo com os objetivos de cada tratamento.
A aplicação é feita a partir de aparelhos que emitem luzes coloridas diretamente em pontos específicos da pele ou no corpo todo, em salas fechadas. Isso ocorre porque, segundo os fundamentos do procedimento, o organismo como um todo é capaz de captar o efeito curativo e calmante das cores, não apenas os olhos.
A cor usada e o tempo de exposição são definidos pelo terapeuta tendo em vista as necessidades de cada pessoa atendida.
Assim, a partir deste “banho” de luz colorida é possível obter benefícios como relaxamento, sensação de bem-estar, alívio do cansaço físico, maior disposição, melhor qualidade do sono, menos dores de cabeça e amenização de sintomas de algumas doenças mais graves.
Ficou curioso? No próximo tópico, falaremos um pouco sobre os efeitos terapêuticos de cada cor.
(Acervo: Idélli Ambientes)
Além do rosa, a cromoterapia utiliza as sete cores do arco-íris e parte do pressuposto de que cada cor estimula partes específicas do corpo e traz sensações diferentes. Trazemos, então, as cores e alguns de seus benefícios:
Acesse A influência das cores no ambiente e saiba mais.
Galeria de Imagens
21/11/2024
Anualmente, diversos profissionais dos campos da arquitetura e do interior design apresentam ideias ...
01/11/2024
Paris é referência mundial em muitas frentes. Dentre elas, a arquitetura e decoração proporcionadas ...
01/10/2024
A arquitetura é uma forma de arte, onde os artistas expressam a criatividade e sentimentos através d...