Blog

02/12/2022

A Cromoterapia e o poder das cores

Arquitetura

O poder que as cores possuem de despertar sensações é a base do procedimento terapêutico chamado Cromoterapia, também conhecido como Terapia das Cores.

Sabemos que as cores são parte fundamental das nossas vidas. Não é à toa que escolhemos muito bem a paleta de cores que queremos predominando no nosso dia a dia, tanto na decoração dos diferentes ambientes da casa, como naquilo que vestimos.

Mas, apesar de percebermos que as cores podem ter influência sobre o nosso humor, sobre a nossa aparência e sobre os nossos sentimentos, um procedimento terapêutico dessa natureza pode parecer estranho à primeira vista.

Sabendo disso, preparamos este texto para que você descubra o que é a cromoterapia e o poder das cores. Ficou interessado? Continue a leitura!

(Acervo: Idélli Ambientes)

Mas, afinal, o que é Cromoterapia?

Cromoterapia é uma terapia alternativa que utiliza as vibrações, as frequências eletromagnéticas e as propriedades terapêuticas das cores para  restaurar o equilíbrio do corpo, da mente e do espírito.

A cromoterapia também pode ser utilizada como tratamento complementar de alguns problemas de saúde, como insônia e depressão.

Falando assim, a cromoterapia parece bem abstrata, mas nós a praticamos com bastante frequência. Ao preferir peças coloridas em dias luminosos de verão, por exemplo, estamos reagindo às cores ensolaradas às quais estamos sendo expostos, já que amarelo e laranja são cores quentes com efeito estimulante.

Agora ficou mais fácil visualizar o funcionamento da cromoterapia, não é mesmo?

Como é feita a terapia das cores e quais são os seus benefícios?

As cores possuem efeitos terapêuticos específicos e influenciam nossas emoções de diferentes maneiras. Por isso, as tonalidades utilizadas na cromoterapia são definidas de acordo com os objetivos de cada tratamento.

A aplicação é feita a partir de aparelhos que emitem luzes coloridas diretamente em pontos específicos da pele ou no corpo todo, em salas fechadas. Isso ocorre porque, segundo os fundamentos do procedimento, o organismo como um todo é capaz de captar o efeito curativo e calmante das cores, não apenas os olhos.

A cor usada e o tempo de exposição são definidos pelo terapeuta tendo em vista as necessidades de cada pessoa atendida.

Assim, a partir deste “banho” de luz colorida é possível obter benefícios como relaxamento, sensação de bem-estar, alívio do cansaço físico, maior disposição, melhor qualidade do sono, menos dores de cabeça e amenização de sintomas de algumas doenças mais graves.

Ficou curioso? No próximo tópico, falaremos um pouco sobre os efeitos terapêuticos de cada cor.

(Acervo: Idélli Ambientes)

Cada cor, uma sensação.

Além do rosa, a cromoterapia utiliza as sete cores do arco-íris e parte do pressuposto de que cada cor estimula partes específicas do corpo e traz sensações diferentes. Trazemos, então, as cores e alguns de seus benefícios:

  • Vermelho: extremamente estimulante, inspira conquistas e paixões. É indicada para reduzir o desânimo, o cansaço e a falta de disposição;
  • Laranja: muito positiva, inspira alegria, criatividade e relacionamentos. É indicada para a regeneração da autoestima e a recuperação emocional e afetiva; 
  • Amarelo: muito viva, inspira percepção aguçada e inteligência. Indicada para estimular a atividade mental e afastar pensamentos obsessivos.
  • Verde: curativa, inspira saúde e bem-estar. É indicada para cura e reequilíbrio físico, mental e espiritual.
  • Azul: altamente relaxante, inspira paciência e serenidade. É indicada para tranquilizar o corpo e a mente e, consequentemente, restaurar o sono.
  • Índigo: voltada para a intuição, inspira harmonia e beleza. Indicada para a purificação de ambientes e a conexão interpessoal.
  • Violeta: muito mística, inspira espiritualidade. Indicada para limpeza energética e para trazer boas vibrações.
  • Rosa: voltada para a afetividade, inspira amor e união. Indicada para a abertura emocional e para a restauração das relações pessoais e profissionais.

Gostou do conteúdo?

Acesse A influência das cores no ambiente e saiba mais.