Blog
13/10/2023
A Idélli é mais do que móveis planejados, é a arte de criar ambientes que transformam vidas. Por isso, em uma realidade cada vez mais acelerada e desgastante, valorizamos os espaços que contribuem para a saúde mental dos habitantes e, por isso, nos dedicamos a dar vida a lares que potencializam as experiências diárias e elevam o bem-estar dos moradores.
Neste sentido, na concepção da nossa nova campanha, a LUMINI, firmamos uma parceria com Tainah Ortiz, Profissional de Educação Física, Nutricionista Integrativa, Life Coach, Mestre e Doutoranda em Ciências da Saúde, com ênfase em Cardiologia, que se dedica intensamente à disseminação de informações sobre modos de vida mais leves, prazerosos e saudáveis.
Com foco na alimentação de qualidade, na prática de exercícios físicos e em outros hábitos benéficos à saúde, Tainah trouxe as práticas comuns às Blue Zones, regiões do mundo que possuem alta concentração de pessoas longevas, como exemplos a serem seguidos por aqueles que desejam viver mais e com mais qualidade.
Sobre a população desses locais tão especiais, a profissional de saúde observou que, entre os muitos hábitos positivos cultivados, o bom convívio social se destaca, demonstrando que o compartilhamento de momentos prazerosos com pessoas queridas é fundamental para uma vida feliz e saudável. Muitos desses momentos especiais ocorrem em casa, confirmando a importância de ambientes domésticos acolhedores.
Sabendo que as Blue Zones podem nos ensinar muitas outras lições valiosas, preparamos este texto trazendo suas características comuns e os seus principais ensinamentos. Continue a leitura e descubra os segredos das regiões mais longevas do mundo.
As Blue Zones, ou as Zonas Azuis, são cinco áreas geográficas que têm uma concentração excepcionalmente alta de pessoas que vivem mais e com melhores índices de saúde.
Essas regiões foram identificadas pelo pesquisador Dan Buettner, autor do livro "Zonas Azuis, a solução para comer e viver como os povos mais saudáveis do planeta", publicado em 2018, que revela os segredos do estilo de vida nessas comunidades em que a população apresenta maior longevidade, menor taxa de doenças e melhor qualidade de vida e bem-estar.
As Blue Zones se destacam pela grande quantidade de pessoas centenárias e idosos entre 80 e 90 anos saudáveis, autônomos e plenamente ativos. Cabe salientar que, além de viver longamente, nessas pequenas regiões específicas, as pessoas idosas são menos afetadas por doenças comuns nesta faixa etária.
(Acervo: FreePik)
A descoberta dessas localidades e, principalmente, o estudo de suas características comuns lançam luz sobre como podemos melhorar nossa saúde e nossa qualidade de vida. Conheças as cinco Blue Zones:
(Acervo: FreePik)
Agora que você já sabe quais são as Blue Zones, conheça as características comuns que contribuem para a saúde e a longevidade nesses locais:
As "Blue Zones" trazem lições preciosas sobre saúde, bem-estar e longevidade. Inspire-se com os principais ensinamentos das regiões mais longevas e saudáveis do mundo:
As Blue Zones são fontes riquíssimas de conhecimento e motivação para mantermos hábitos mais saudáveis. As populações dessas pequenas comunidades nos mostram que, para ter uma vida longa e plena, é preciso criar um estilo de vida holístico, com escolhas diárias equilibradas.
(Acervo: FreePik)
Então, para viver mais e melhor, encontre um propósito para seguir sempre em frente e, ao longo da caminhada, valorize a si mesmo e estabeleça conexões profundas com aqueles que você ama.
Ame-se, cuide-se e aproveite cada momento desse grande presente que é a vida.
Acesse Tainah Ortiz: Cozinha & Bem-Estar e saiba mais!
Galeria de Imagens
19/09/2024
Viagens abrem novos horizontes e percepções. Através delas, descobrimos novas culturas, costumes, go...
17/05/2024
Transformar um dormitório de casal em um espaço que exala amor e aconchego é uma tarefa que envolve ...
15/03/2024
Os studios tornaram-se uma escolha cada vez mais popular entre os moradores urbanos contemporâneos, ...