Blog

22/12/2023

Casa transformada para o Ano Novo: decore com elegância aproveitando itens do Natal

Dica

O Ano Novo traz consigo a promessa de recomeços, esperança e alegria. É o momento de deixar para trás o que não serve mais e abrir as portas para as oportunidades e realizações que estão por vir.

Esta é, sobretudo, uma época de celebrar o início de mais um ciclo bem pertinho daqueles que amamos. E, em sintonia com esse espírito festivo, queremos inspirar você a transformar sua casa em um santuário de beleza e sofisticação para receber as pessoas queridas.

A tradição de retirar a decoração natalina varia de cultura para cultura e de família para família. No entanto, muitas pessoas optam por desmontar as decorações de Natal após o Dia de Reis, que é celebrado em 6 de janeiro.

Então, uma boa opção nesta época do ano é integrar a decoração de Natal com elementos próprios do Ano Novo. Mas, se na sua família os enfeites natalinos são retirados antes do Réveillon, é possível criar um ambiente incrível para a festa da virada aproveitando itens curingas do Natal.

Continue a leitura e confira dicas práticas para você preparar a sua casa para o Ano Novo com simplicidade e reaproveitamento, mas sem perder a elegância.

(Acervo: FreePík)

Reutilize as luzes natalinas para criar ambientes acolhedores

As luzinhas que embelezam a árvore de Natal podem continuar espalhando seu brilho pela casa, criando um ambiente extremamente acolhedor para a festa de ano novo. Afinal, um espetáculo de luzes é o que mais queremos na virada, não é mesmo?

Há muitas maneiras de aproveitar as luzinhas na criação de decorações envolventes e criativas. Uma forma muito simples é dispô-las em locais estratégicos, como prateleiras, aparadores ou molduras de espelhos, proporcionando uma atmosfera geral cheia de energias positivas.

Outra ideia fácil e elegante é utilizá-las na mesa de jantar, em luminárias artesanais feitas com garrafas antigas ou com redomas de vidro. Montar um incrível varal de pisca-pisca com fotografias na parede também é uma forma maravilhosa de embelezar o ambiente e despertar memórias afetivas nos convidados.

Balões prateados e dourados são elementos clássicos em decorações de final de ano. Eles ficam ainda mais festivos se combinados com luzinhas, em cantinhos temáticos, como a mesa de bebidas.

Transforme enfeites clássicos de Natal em detalhes sofisticados

Os enfeites encantadores que decoram a árvore natalina podem ganhar uma nova vida em outros locais da casa. Priorizando a paleta de cores clássica de ano novo, como dourado, prata, branco, bege ou marfim, experimente posicionar esses detalhes em áreas estratégicas para adicionar um toque festivo e requintado.

Composições com diferentes bolas decorativas em bandejas, taças ou potes de vidro, por exemplo, criam enfeites de mesa inusitados, bonitos e atraentes. Além disso, as bolinhas podem ser penduradas no teto junto com outros elementos, formando charmosos ornamentos pendentes.

Fitas e laços natalinos também podem ser aproveitados para compor arranjos, decorar vidros com velas e amarrar guardanapos de pano.

(Acervo: Decoração Brasil)

Aproveite as velas natalinas para uma iluminação encantadora

As velas são elementos clássicos das festividades natalinas, mas podem ser incorporadas à decoração de maneira atemporal. Coloque velas em castiçais, candelabros ou taças e posicione-as em locais estratégicos, como mesas de centro ou aparadores.

Se você for adepto do estilo "Do It Yourself", uma opção simples, sustentável e que cria um efeito muito charmoso  é fazer lanterninhas com potes de vidro reutilizados. Para isso, basta colocar velas em potes de vidro de diferentes tamanhos e, com arame, fazer alcinhas delicadas para pendurá-los, criando caminhos ou pontos iluminados dispersos. A luz suave das velas proporcionará um ambiente aconchegante e refinado para você e seus convidados.

Explore os tradicionais elementos naturais natalinos

Ramos de pinheiro, pinhas, folhagens, flores secas, galhos e outros elementos naturais que fazem parte da decoração natalina são ótimos para conferir diferentes cores e texturas e podem ser repensados para criar arranjos decorativos diversos.

Uma ótima aposta é combinar elementos naturais para criar uma mesa de jantar rústica. Para isso, uma boa dica é misturar ramos, pinhas, flores e velas, compondo um trilho central na mesa ou vários arranjos menores.

Em vasos, você pode combinar ramos secos com flores frestas, criando arranjos primaveris que trazem toda a beleza da natureza para dentro de casa de maneira sutil e refinada.

Ao adotar essas dicas práticas, sua casa se transformará em um espaço renovado, pronto para acolher o Ano Novo com estilo e elegância. Solte a criatividade e aproveite muito esse momento tão especial que é preparar a casa para nós mesmos e para receber aqueles que amamos.

 

(Acervo: FreePik)

A Idélli deseja a você um Feliz Ano Novo! Que 2024 seja cheio de conquistas e momentos memoráveis!

Gostou do conteúdo?

Acesse Decorgumelo: o incrível universo dos cogumelos na decoração e saiba mais!