Blog

04/08/2023

Decorgumelo: o incrível universo dos cogumelos na decoração

Design de Interiores

Os cogumelos são bonitos, gostosos e nutritivos. Quem nunca se deliciou com um prato especial feito com esses fungos tão peculiares, não é mesmo? Mas, o que nem todo mundo sabe é que, além da culinária, os cogumelos também têm papel significativo na cultura pop.

Remetendo à natureza e a universos fantásticos e sendo frequentemente associados a elementos mágicos e surreais, os cogumelos figuram em clássicos da literatura e do cinema, como "Alice no País das Maravilhas", e em videogames icônicos, como "Super Mario".

Além disso, com suas formas exuberantes, os cogumelos são utilizados por artistas e designers na criação de pinturas, estampas e outros tantos cenários lúdicos e fantásticos. Por isso, os cogumelos conquistaram um lugar cativo no imaginário coletivo e se tornaram uma tendência encantadora de decoração, carinhosamente chamada de Decorgumelo.

Compartilhando desse sentimento coletivo, preparamos este texto trazendo tudo que você precisa saber sobre o incrível universo dos cogumelos na decoração. Continue a leitura, saiba o que é a tendência Decorgumelo e conheça formas de aplicá-la nos espaços.

(Foto: Pinterest)

O que é a tendência Decorgumelo?

Como o próprio nome já indica, Decorgumelo é uma tendência de decoração que busca levar a beleza mágica dos cogumelos para diferentes ambientes, utilizando peças decorativas com figuras e formatos de cogumelos, além de elementos que remetem à natureza e a mundos fantásticos.

Assim como os cogumelos assumem formas fascinantes e surpreendentes em seus habitats naturais, essa tendência busca produzir a sensação de encanto e maravilha, criando espaços internos que evocam tranquilidade, magia e sofisticação.

Como incorporar a tendência Decorgumelo?

Não há nada mais reconfortante do que estar perto da natureza, não é mesmo? Além disso, imaginar universos coloridos e fantásticos faz parte da essência humana. Por isso, esta tendência vem conquistando cada vez mais corações.

Se você também deseja ter uma decoração no estilo Decorgumelo, aqui estão alguns elementos perfeitos para criar um ambiente magicamente acolhedor:

  • Objetos com formato de cogumelos: a maneira mais simples de incorporar esta tendência na decoração é utilizar elementos diretamente inspirados no formato inconfundível dos cogumelos. Vasos, copos, luminárias, bibelôs e velas são apenas alguns exemplos de objetos que podem ser facilmente encontrados e que darão um toque mágico à sua decoração.
  • Arte inspirada em cogumelos: outra forma de utilizar a referência direta dos cogumelos na sua decoração é por meio de estampas, pinturas e ilustrações. Esses elementos podem ser utilizados em almofadas, tapetes, cortinas, papéis de parede ou mesmo em quadros emoldurados.
  • Cenários da natureza: além das próprias figuras de cogumelos, é possível complementar a decoração com fotografias e outras obras artísticas que capturam a beleza da natureza de diferentes maneiras, tais como retratos de folhas, campos, florestas, rios e montanhas.
  • Paleta de cores terrosas: para criar composições que exaltam a natureza, nada melhor do que uma paleta de cores que remete à terra e à floresta. Tons de verde musgo, marrom, bege e até mesmo toques de vermelho e laranja são ótimas apostas para evocar a sensação de um bosque mágico.
  • Candy colors: se o objetivo for criar uma atmosfera ainda mais fantástica e colorida, como um bosque de fadas repleto de cogumelos, tons pastéis são as ótimas opções, possibilitando a produção de composições suaves que são pura fantasia.
  • Plantas e texturas naturais: para criar uma floresta mágica particular, não poderíamos deixar de fora as nossas queridas plantas. Introduza plantas diversas em vasos charmosos e coloridos e proporcione um toque de vida e frescor ao ambiente. Além disso, invista em materiais naturais como madeira, fibras e pedras para criar uma conexão ainda mais íntima com a natureza.
  •  Mobiliário curvilíneo: por fim, inspirando-se nas formas orgânicas dos cogumelos, opte por móveis com linhas suaves, como poltronas aconchegantes, mesas redondas e armários com bordas curvadas. 

Com essas dicas, ficou muito mais fácil incorporar a tendência Decorgumelo na sua decoração e trazer um pedacinho da magia da natureza para o seu espaço, não é mesmo? Mas, lembre-se de que, para criar um ambiente harmonioso, é importante manter o equilíbrio entre os elementos inspirados em cogumelos e o restante da decoração. Com a combinação certa de cores, texturas e outros elementos, você pode criar um ambiente acolhedor e encantador sem perder a sofisticação.

Deixe a magia dos cogumelos invadir sua decoração e transforme sua casa em um lugar único, tornando cada cômodo uma verdadeira obra de arte inspirada pela natureza.

(Foto: Pinterest)

Gostou do conteúdo?

Acesse Quatro tipos de vidro disponíveis na Idélli: ambientes com um toque extra de transparência e elegância e saiba mais!