Blog

28/10/2022

Como deixar a área de serviço mais organizada?

Arquitetura

Áreas de serviços, muitas vezes, são associadas ao “cantinho da bagunça” devido a sua pouca metragem e acesso restrito, ficando escondida dos visitantes da casa.

Além de ambientes pouco lembrados na hora de planejar os móveis, uma vez que nem todos os lares possuem esse cômodo em sua planta.

Apesar disso, tem uma grande importância, visto que é nesse local que se costuma lavar roupas, calçados e utensílios, secar e passar, armazenar itens de limpeza e higiene. Assim como ferramentas.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para uma área de serviço organizada e funcional. Continue com a leitura!

Marcenaria

Móveis planejados são uma excelente escolha, principalmente quando se trata de pequenos espaços.

Priorize a fluidez e a usabilidade no projeto, lembrando que haverá máquina de lavar e secar, tanque e diversos itens que precisarão ser armazenados neste ambiente. Atente-se para as saídas de água e energia elétrica.

Iluminação e ventilação

Uma janela bem posicionada garante uma boa iluminação e ventilação em qualquer ambiente.

Esse fator é de extrema importância, pois além de contribuir com a economia de energia ao aproveitar a luz natural para iluminar o espaço, promove a circulação de ar, que ajudará na secagem de roupas, dispersão de odores e, consequentemente, na redução do uso dos eletrodomésticos.

(Acervo: Idélli Ambientes)

Pisos e revestimentos

Mais que um detalhe, pisos e revestimentos da área de serviço são itens fundamentais ao se planejar o cômodo, devido a facilidade de limpeza e higiene.

Porcelanatos e cerâmicas são os materiais mais indicados nesse caso. Para o piso, opte  por acabamentos foscos ou antiderrapantes, pois trata-se de um ambiente molhado.

Cores

A cor é um item essencial quando falamos em planejar um ambiente, pois além de fazer toda diferença em termos de estética, está inteiramente ligada ao bem estar do morador.

Portanto, opte por cores claras e tons neutros, que auxiliam na sensação de amplitude e limpeza do ambiente. Você pode quebrar a monotonia com alguns elementos ou detalhes de cores mais vibrantes, sem pesar a mão.

(Acervo: Idélli Ambientes)

Varal

Espaço para secar roupas são importantes num projeto de área de serviço e um grande desafio quando se trata de apartamentos com pouca metragem.

Por isso, é imprescindível incluir varais no planejamento da lavanderia. Algumas opções, são:

  • De teto;
  • De parede;
  • De chão;
  • Sanfonados;
  • Elétricos, entre outros.

Escolha aquele que melhor se encaixa no seu orçamento, espaço e necessidade.

Gostou do conteúdo?

Acesse também Como ter uma casa mais arejada e saiba mais!