Blog

13/01/2023

Como ter uma decoração atemporal

Design de Interiores

Trocar a decoração é uma boa maneira de valorizar os ambientes e revigorar os diferentes espaços da casa. Contudo, com as tendências mudando cada vez mais rápido, é difícil acompanhá-las. Mas, será mesmo que precisamos mudar a decoração frequentemente para que nossa casa fique moderna e sofisticada?

As tendências são reflexo de diferentes movimentos do mundo e é importante entendê-las para ficarmos por dentro do que está acontecendo na atualidade. Contudo, as novidades devem ser utilizadas com sabedoria, considerando os gostos e as necessidades de cada indivíduo.

Neste sentido, para aqueles que querem unir constância e sofisticação, os estilos atemporais surgem como opções mais duradouras em campos como o vestuário e a decoração de ambientes.

A decoração atemporal é uma ótima alternativa para quem quer manter a casa elegante e harmoniosa sem seguir as grandes tendências.

Sabendo disso, preparamos este texto para que você saiba como ter uma decoração atemporal. Para conhecer quais são as vantagens deste estilo, continue a leitura!

Vantagens da decoração atemporal

As principais vantagens da decoração atemporal são a durabilidade, a versatilidade e o ótimo custo-benefício.

Além de aproveitar bem os investimentos e os recursos empregados, este tipo de decoração enaltece a beleza da passagem do tempo e, através de seus elementos duradouros, exalta a história da casa e de seus moradores.

Agora que você já conhece algumas vantagens da decoração atemporal, vamos para as dicas!

(Acervo: Idélli Ambientes)

Não ignore seus gostos pessoais

Antes de escolher os elementos decorativos, reflita sobre o seu próprio estilo. Na decoração de ambientes domésticos, para que sejam feitas escolhas mais acertadas e, consequentemente, mais duradouras, é de extrema importância que o estilo dos moradores seja respeitado.

Invista em durabilidade

O objetivo principal da decoração atemporal é perdurar no tempo. Por isso, é imprescindível o uso de materiais de boa qualidade e que não precisam de manutenção frequente.

Crie bases neutras e simples

Escolha bem as cores. Você pode optar por tons mais claros ou mais escuros, mas lembre-se de criar bases neutras para os ambientes.

Para isso, analise todos os elementos que são mais difíceis de trocar - como pisos, paredes, revestimentos dos estofados - e, de acordo com seu gosto pessoal, faça escolhas mais versáteis e adaptáveis. Madeiras e colorações menos vibrantes são ótimas opções nestes casos.

(Acervo: Idélli Ambientes)

Pense na funcionalidade dos ambientes

Escolha elementos que propiciem a criação de cômodos confortáveis e úteis.  Ambientes práticos e aconchegantes agradam por muito mais tempo, tornando mudanças estruturais desnecessárias.

Para a mobília: menos é mais! Aposte em móveis simples e funcionais. Para isso, linhas retas são sempre escolhas seguras. Cadeiras, poltronas e outras peças clássicas também são ótimas opções.

Assim, você terá um mobiliário útil, que não enjoa e que nunca sai de moda.

(Acervo: Idélli Ambientes)

Reserve a ousadia para os detalhes

A base neutra gera conforto visual e contribui para que os elementos complementares sejam combinados com mais facilidade.

Neste sentido, para ter uma decoração atemporal, as tendências não precisam ser completamente evitadas. Basta que sejam utilizadas com  sabedoria, parcimônia e de acordo com seu estilo próprio.

Almofadas, tapetes, obras de arte, luminárias e outros objetos menores podem ser facilmente trocados. Por isso, você pode ousar mais nestes elementos. Caso enjoe, você poderá trocá-los com bastante tranquilidade.

Assim, caso queira adicionar objetos afetivos, cores vibrantes ou elementos de moda aos ambientes, abuse de estilo e personalidade nos detalhes.

(Acervo: Idélli Ambientes)

Gostou do conteúdo?

Acesse Cores para cozinhas atemporais e saiba mais.