Blog

19/08/2022

Conheça o estilo industrial

Design de Interiores

As tendências são diversas e surgem a todos os momentos, são muitos estilos e nada melhor do que estar por dentro para saber qual o seu estilo.

Visualize um galpão ou fábrica antiga, já pensou em morar dentro de um ambiente assim? Esta analogia traduz o estilo industrial, que busca levar elementos da arquitetura fabril para dentro dos ambientes contemporâneos. 

Nos próximos tópicos contamos tudo sobre essa tendência que vem sendo destaque no mundo afora. Continue com a leitura e conheça o estilo industrial!

(Acervo: Idélli Ambientes)

O conceito

O estilo industrial surgiu em Nova York na década de 60, em decorrência da ocupação de antigos prédios industriais e galpões por famílias que tornaram esses locais em moradias. 

A aparência era mantida, porém agregava-se os mobiliários comuns às residências como mesa de jantar, cadeiras, sofá, armário, etc. A partir disso surgiu o conceito do estilo industrial.

Há quem diga que o estilo é simplista ou precário, uma vez que não se preocupa com os acabamentos impecáveis de paredes, pinturas ou revestimentos. No entanto, são justamente esses aspectos que dão todo o charme ao espaço. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Tubulações e instalações expostas: são as características mais marcantes e fáceis de se identificar. Canos e tubulações aparentes se tornam elementos decorativos. Quer dar um toque especial a este item? Pinte com cores contrastantes e harmônicas.
  • Estruturas metálicas: portas e janelas amplas para garantir ventilação, iluminação e acessibilidade aos ambientes, como ocorre nas fábricas e indústrias. Ferro ou aço com vãos fechados em vidro são bem presentes neste estilo.
  • Móveis e eletrodomésticos: madeira com textura rústica e ferro, além de eletrodomésticos em aço inox, são indicados para compor um ambiente no estilo industrial.
  • Cores e tonalidades: preto, cinza e concreto são utilizados neste tipo de tendência.
  • Metais e alumínios: tonalidades como bronze, cobre ou cromados compõem o ambiente adequando-o ao estilo industrial, principalmente se tiverem um aspecto de gasto, ferrugem ou fosco. 
  • Tijolos: tijolos de barro aparentes ou com concreto desgastado proporcionam vida e aconchego ao espaço.

Como aderir ao estilo industrial? 

Agora que você já sabe o essencial sobre essa nova tendência está na hora de saber como adquirí-la.

Aderir ao estilo industrial não é uma tarefa difícil já que sua aplicação é simples, o ideal é que você procure por um profissional da área para te auxiliar nesse processo, com a técnica aliada a experiência não terá erro. 

(Acervo: Idélli Ambientes)

Busca por tendências para a sua casa?

Continue no blog da Idélli, inspiração é o que não falta para que você adote um novo visual no seu próximo projeto.

Acesse também Como utilizar o estilo provençal no apê e saiba mais sobre essa tendência!