Blog

27/01/2023

Cozinha colorida: modernidade e ousadia no ambiente mais delicioso da casa

Design de Interiores

Para muitas pessoas, a cozinha sempre foi o ambiente mais acolhedor da casa e um ótimo espaço para receber aquelas visitas mais íntimas. Hoje, com a popularização dos ambientes integrados, a cozinha foi ressignificada, se tornando o principal ambiente social de muitas residências.

Assim sendo, pensar a decoração deste espaço é fundamental para deixar a monotonia de lado, trazendo praticidade e sofisticação para o dia a dia. E usar as cores certas é primordial para tornar esse lugar, cheio de memórias e afetos, ainda mais aconchegante.

Associando autenticidade e elegância, as cozinhas coloridas são uma grande tendência do momento. Assim, se você está iniciando uma decoração do zero ou renovando o espaço e quer sair do básico, aposte em uma cozinha colorida. Contudo, para não poluir o ambiente, é preciso usar as cores com sabedoria.

Sabendo disso, preparamos este texto para que você saiba como ter uma cozinha colorida e coloque modernidade e ousadia no ambiente mais delicioso da casa. Para conferir as nossas dicas, continue a leitura!

Um lugar acolhedor e com conforto visual

O conforto é a grande tendência da atualidade e, ao que tudo indica, continuará em alta pelos próximos anos.

Assim sendo, na escolha dos móveis, objetos e materiais para a sua cozinha, dê preferência para aquilo que for mais prático e confortável. Isso se tornou possível graças à ampla variedade de materiais disponíveis no mercado que aliam funcionalidade e beleza.

Então, não se preocupe, hoje em dia os ambientes confortáveis estão longe de terem uma visualidade entediante. Nesse sentido, a escolha de cores apropriadas contribui para que a cozinha se torne um ambiente ainda mais agradável.

Mas isso não significa que, para aderir à tendência de cozinhas coloridas, você precisa utilizar cores chamativas. Pelo contrário, cozinhas coloridas com tonalidades mais discretas criam uma atmosfera leve e harmônica.

Assim, se a sua personalidade for mais tranquila e discreta, prefira cores claras ou tons escuros mais neutros, como verde musgo, azul petróleo ou qualquer outra cor com tonalidade acinzentada.

(Acervo: Idélli Ambientes | Padronagem: MDP Mint)

A cor é o melhor tempero

Não esqueça que a principal regra para ter uma decoração assertiva é respeitar a sua personalidade. Assim, se você quiser colocar tonalidades mais chamativas na sua cozinha, fique à vontade e aposte nas suas cores preferidas sem medo de perder a elegância.

Cores quentes e acolhedoras estão super em alta, então vermelho, amarelo e laranja são ótimas opções. Para não exagerar e manter o equilíbrio, você pode combinar essas cores com tons mais neutros ou aplicá-las em elementos específicos, criando pontos de cor na sua decoração.

Cozinhas azuis também são uma grande tendência. A cor tem uma ampla variedade de tonalidades, indo das extremamente claras até as mais escuras, contemplando diferentes estilos e transmitindo diferentes sensações.

A união de azul claro, branco e elementos de madeira, por exemplo, suaviza o ambiente, trazendo calma e serenidade. Enquanto os azuis mais escuros transmitem sobriedade e elegância.

(Acervo: Idélli Ambientes | Padronagem: exclusividade Idélli Lacca Piza)

Combine sem erros

Outra forma de adicionar tons mais vibrantes sem exagerar é aplicar diferentes cores nos detalhes, como na geladeira, nos bancos, nos eletrodomésticos ou mesmo nos utensílios que ficam à mostra nas prateleiras. Assim, os objetos de uso diário agregam valor à decoração.

Assim, deixar panelas, xícaras, canecas e tigelas coloridas à vista é uma ótima alternativa para quem está adicionando cor ao ambiente, mas não deseja mexer nos móveis ou nas paredes.

Os azulejos decorativos também são muito bem-vindos em cozinhas coloridas. Além de trazerem cor e sofisticação ao ambiente, são elementos extremamente importantes em áreas úmidas. Assim, podem ser aplicados no piso ou na parede, na área da pia.

Cores complementares são ótimas opções para quem quer mais extravagância, pois elas são as cores que têm  maior contraste entre si. Se esse for o seu caso, experimente combinações de azul e laranja, vermelho e verde ou amarelo e roxo.

Combinações entre as cores primárias - amarelo, azul e vermelho - também são ótimas opções para criar ambientes cheios de energia e personalidade.

Cozinhas monocromáticas

Se você prefere opções mais arrojadas, mas sem juntar muitas cores, as cozinhas monocromáticas são uma boa escolha. Elas também são uma tendência do momento e podem criar um ponto de cor muito interessante na decoração de ambientes abertos.

Neste caso, móveis planejados funcionam muito bem, pois otimizam o espaço e padronizam as cores utilizadas em armários, prateleiras, bancadas e outros elementos de marcenaria.

Com a imensa variedade de cores disponíveis no mercado de móveis planejados, você pode escolher tranquilamente a tonalidade que tem mais a ver com a sua personalidade e com a decoração do restante da casa.

Mas, lembre que a cozinha monocromática não precisa ser da mesma paleta de cores utilizada no restante da casa, pois pode funcionar muito bem como um ponto de contraste, conferindo um toque especial a ambientes mais neutros.

Se você gostou da ideia de utilizar móveis planejados em cozinhas coloridas, confira as opções incríveis da Idélli e leve cor e sofisticação para seus ambientes.

Gostou do conteúdo?

Acesse Cores para cozinhas atemporais e saiba mais.