Blog

02/02/2024

Criando ambientes e hábitos saudáveis: conheça a Medicina Ayurveda

Dica

Na busca por ambientes que promovam não apenas a estética, mas também a saúde e o bem-estar, na campanha LUMINI a Idélli mergulha em uma nova jornada de harmonia, beleza e práticas inspiradoras, explorando a conexão profunda entre os ambientes domésticos e a saúde.

Entendemos que nossos lares são mais do que simples espaços físicos, são refúgios que abrigam nossa essência e influenciam diretamente nosso estado emocional e físico. Por isso, acreditamos que ambientes saudáveis, organizados e harmoniosos são essenciais para promover uma vida equilibrada e plena.

Nessa busca intensa pelo bem-estar, encontramos em Tainah Ortiz uma parceira de valor inestimável. Tainah é uma profissional multifacetada, dedicada à promoção de modos de vida mais saudáveis e leves. Como Profissional de Educação Física, Nutricionista Integrativa, Life Coach, Mestre e Doutoranda em Ciências da Saúde, com ênfase em Cardiologia, ela traz consigo um vasto conhecimento e paixão pela disseminação de informações que transformam vidas.

(Acervo: Idélli Ambientes - Tainah Ortiz)

Sobre a relação entre os espaços, os hábitos saudáveis e o bem-estar, Tainah Ortiz coloca que "Segundo a medicina Ayurveda, sistema de saúde milenar que prioriza a harmonia e o equilíbrio, a casa é como se fosse o útero, que nos abriga, nos acolhe. A alimentação é nossa fonte de vida e energia. E ela começa na cozinha.".

Entendendo a importância do equilíbrio e da harmonia para a promoção da saúde e de uma vida longeva, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre a Medicina Ayurveda. Continue a leitura, inspire-se e inicie conosco uma linda jornada rumo a hábitos mais saudáveis.

Explorando a Medicina Ayurveda: uma visão holística da saúde

A Medicina Ayurveda, originada na Índia há milhares de anos, é muito mais do que um sistema de cura, é uma filosofia de vida que busca o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. No coração desse sistema, encontra-se a crença na individualidade de cada ser humano e na importância de alinhar nossos hábitos diários com nossa constituição única.

Na Ayurveda, a alimentação desempenha um papel central na promoção da saúde e da vitalidade. Os alimentos são vistos não apenas como fontes de nutrientes, mas também como medicamentos que podem influenciar diretamente nosso bem-estar.

A dieta ayurvédica enfatiza o consumo de alimentos frescos, sazonais e naturais, adaptados às necessidades individuais de cada pessoa. Ela reconhece a importância de sabores variados e equilibrados para nutrir todos os aspectos do nosso ser.

Além da alimentação, a Medicina Ayurveda também destaca a importância da rotina diária, dos exercícios físicos, da meditação e do sono adequado para manter o equilíbrio e a harmonia.

Medicina Ayurveda e Arquitetura Védica: relação entre espaço e saúde

Além da alimentação, da rotina diária e dos hábitos saudáveis, a Medicina Ayurveda também reconhece a profunda interconexão entre nosso ambiente físico e nosso bem-estar.

Você já refletiu sobre o poder da casa em relação à nossa saúde? Na concepção holística da Medicina Ayurveda, os espaços interferem na saúde, podendo curar ou adoecer. Assim sendo, segundo os princípios ayurvédicos, os ambientes domésticos têm forte influência sobre nosso equilíbrio e paz, interferindo na nossa rotina, na nossa produtividade, no funcionamento do nosso corpo e, inclusive, nos nossos relacionamentos.

Nesse sentido, a Arquitetura Védica surge como uma extensão natural da Medicina Ayurveda, fomentando a criação de espaços que não apenas abriguem, mas também nutram e fortaleçam aqueles que os habitam.

(Acervo: Freepik)

A Arquitetura Védica, baseada nos antigos textos védicos da Índia, oferece orientações precisas sobre como projetar e organizar ambientes de maneira a otimizar o fluxo de energia vital, ou prana, e promover o equilíbrio dos elementos fundamentais - terra, água, fogo, ar e éter.

Essa abordagem considera diversos aspectos, desde a localização do prédio e sua orientação em relação aos pontos cardeais até a disposição interna dos cômodos, a escolha de materiais de construção e até mesmo a influência das estações do ano e dos ciclos naturais.

Por exemplo, a disposição dos quartos, salas e áreas de convivência pode ser planejada de acordo com os princípios ayurvédicos de dosha, levando em consideração as necessidades individuais de cada ocupante. Da mesma forma, a escolha de cores, texturas e formas arquitetônicas pode ser guiada pela intenção de criar ambientes que estimulem e tranquilizem os sentidos, promovendo o equilíbrio dos doshas e o bem-estar geral.

Esse olhar consciente nos convida a repensar nossa relação com o ambiente construído e a reconhecer o potencial transformador dos  diferentes espaços que habitamos. Neste sentido, ao integrar os ensinamentos da Medicina Ayurveda com os princípios da Arquitetura Védica, podemos criar lares que, mais do que abrigos físicos, atuam como fonte de inspiração, cura e renovação.

Assim sendo, inspirados pela sabedoria milenar da Medicina Ayurveda, na Idélli buscamos oferecer não apenas móveis planejados funcionais e visualmente atraentes, mas também espaços que promovem calma, equilíbrio e serenidade. Sabendo do poder curativo da casa, estamos empenhados em criar ambientes que abrigam, nutrem e fortalecem aqueles que os habitam.

Você está convidado a embarcar nessa jornada de autoconhecimento e transformação. Estamos esperando você e sua família na Idélli para que, juntos, possamos criar lares que sejam verdadeiros santuários de saúde, felicidade e harmonia.

Gostou do conteúdo?

Acesse Tainah Ortiz: Cozinha & Bem-Estar e saiba mais!