Blog

10/03/2023

Cuidados que você deve ter para manter os seus móveis planejados impecáveis por muito mais tempo

Dica

Móveis planejados conferem elegância e sofisticação para os mais diversos ambientes, agregando valor a qualquer tipo de decoração. 

A Idélli é uma marca de móveis planejados que, além de exuberância, requinte e beleza, preza pelo fornecimento de produtos de alto padrão e, sobretudo, duráveis. Contudo, alguns cuidados básicos são necessários para que os móveis planejados permaneçam perfeitos por um longo período de tempo.

Se você já realizou o sonho de transformar os ambientes da sua casa com os fascinantes móveis planejados da Idélli, deve estar se perguntando quais cuidados precisa ter para mantê-los conservados, belos e funcionais por anos e anos.

Sabendo dessa inquietação, preparamos esse texto sobre os cuidados que você deve ter para manter os seus móveis planejados impecáveis por muito mais tempo. Continue a leitura!

Não colocar peso excessivo sobre os móveis

Pensando na durabilidade e na boa conservação, todos os produtos da Idélli são fabricados, testados e certificados para suportar um peso máximo, que pode ser distribuído em todo o módulo.

Por isso, atente-se às informações técnicas e, sabendo quais materiais e formatos suportam mais peso, na hora da compra, escolha móveis adequados para as suas necessidades.

Durante o uso, respeite o peso indicado e evite que seus móveis sejam danificados.

Neste sentido, vale lembrar que as dobradiças e corrediças também possuem um limite de resistência. Por isso, outro cuidado imprescindível é não se apoiar sobre portas ou gavetas abertas.

(Acervo: Idélli Ambientes)

Manter os móveis sempre limpos

A limpeza regular é fundamental para evitar o acúmulo de poeira ou gordura, mantendo, assim, as características originais dos móveis.

Lembre-se que, para a limpeza dos móveis da Idélli, não poderão ser utilizados produtos abrasivos, tais como: saponáceos, detergentes de cozinha, solventes, esponjas de aço, álcool ou similares.

Outro detalhe importante é não arrastar objetos sobre os móveis quando precisar movê-los. O ideal é sempre levantá-los, evitando, assim, que surjam riscos indesejados no revestimento dos móveis.

Conhecer as necessidades de cada material

Cada material tem as suas necessidades próprias. Assim, para ficar mais fácil de entender os diferentes procedimentos, preparamos uma lista reunindo os materiais que compõem os móveis planejados e os cuidados que cada um deles requer na hora da limpeza. Confira:

  • Prateleira, cabideiro e régua com leds: utilizar apenas uma flanela macia, levemente umedecida com água e sabão neutro;
  • Acessórios em geral: utilizar apenas uma flanela macia, levemente umedecida;
  • Madeira: utilizar apenas uma flanela macia, levemente umedecida com água e sabão neutro, para não criar manchas no produto. Durante e após a limpeza, deixar o ambiente arejar, com as portas dos módulos bem abertas;
  • Vidros: utilizar apenas uma flanela macia, levemente umedecida com água e sabão neutro. Ter cuidado para que as bordas não permaneçam úmidas após a conclusão da limpeza;
  • Pintura (laccas): utilizar apenas uma flanela macia e levemente umedecida. Depois, uma segunda flanela seca para finalizar. Para aumentar ainda mais a durabilidade do produto, passar periodicamente uma pequena camada de cera à base de silicone (por exemplo: cera automotiva). Esta cera, além de limpar, fornece uma camada protetora. Ela deve ser passada com uma flanela e em pequena quantidade. Logo após a aplicação, uma boa opção é lustrar o móvel para ele ficar bem brilhante.

(Acervo: Freepik)

Controlar a umidade

Mesmo em quantidades pequenas, ao longo do tempo, a umidade pode causar danos permanentes aos móveis.

Assim sendo, é muito importante remover imediatamente qualquer líquido derramado sobre os móveis e não estender toalhas úmidas ou molhadas sobre as gavetas e portas.

As áreas ao redor da pia, do forno e dos rodapés são mais suscetíveis à ação da umidade e merecem atenção especial. Então, recomenda-se usar vedantes para a junção dos tampos e das pias com o revestimento das paredes.

Utilizar apoios para colocar objetos quentes sobre os móveis

O calor pode causar danos irreversíveis aos móveis, como bolhas e queimaduras. Contudo, para evitar esses danos, basta não colocar panelas, formas, assadeiras e demais utensílios quentes diretamente sobre os tampos.

Usar exaustores

Para evitar que o excesso de gordura e vapor prejudique o acabamento dos módulos que ficam próximos ao fogão, recomenda-se o uso de exaustores na cozinha.

(Acervo: Idélli Ambientes)

Outros cuidados básicos

Para cortar ou manusear objetos pontiagudos, sempre utilize um apoio. Assim, você evita fazer cortes ou riscos no seu móvel.

Além disso, na hora de cozinhar, evite o contato de sal, vinagre, limão e outros ingredientes similares com os acessórios dos móveis. Substâncias abrasivas podem causar corrosão em componentes como aramados, dobradiças, corrediças e puxadores.

Evite o contato de tinta com os revestimentos dos armários e dos tampos para não causar manchas. Este cuidado deve ser tomado inclusive com canetas, que podem vazar e causar danos irreversíveis no seu móvel.

Dedetizar o ambiente

Os móveis da Idélli chegam na sua casa com a garantia de estarem livres de qualquer espécie de fungos, cupins ou outras pragas. Mas, por serem derivados de madeira, podem ser atacados, caso tenham contato com produtos, materiais ou locais já infestados.

Por isso, recomendamos que seja feita uma dedetização prévia do espaço e também revisões periódicas. Mantendo a dedetização em dia, a sua casa e os seus móveis planejados maravilhosos ficarão plenamente protegidos.

Transforme os ambientes com os móveis planejados da Idélli

Com essas dicas, ficará muito mais fácil cuidar dos seus móveis planejados e mantê-los impecáveis por muito mais tempo!

Mas, se você ainda não tem os móveis dos sonhos, confira as opções incríveis da Idélli. Cuidamos de todos os detalhes e temos a exuberância, o requinte e a sofisticação que os ambientes da sua casa merecem.

Gostou do conteúdo?

Acesse As vantagens de ter ambientes planejados e saiba mais!