Blog

15/12/2023

Dia do Arquiteto: conheça grandes nomes da arquitetura

Arquitetura

Hoje, 15 de dezembro, celebramos o Dia do Arquiteto. Nesta data especial, homenageamos aqueles que não apenas constroem estruturas, mas que dão forma a sonhos, moldam nosso mundo e transformam ambientes em verdadeiras obras de arte.

A arquitetura vai além da simples construção, é uma expressão artística que reflete a visão, o estudo, o talento e a criatividade de mentes brilhantes, capazes de unir estética, funcionalidade e inovação na criação de espaços que inspiram e elevam a experiência humana.

Por isso, na Idélli, reconhecemos os arquitetos como os verdadeiros artistas do espaço, cujas criações transcendem as fronteiras do ordinário, despertando o nosso espírito para a beleza do morar.

Hoje, para homenagear e exaltar ainda mais o talento destes profissionais inspiradores, reunimos grandes nomes da arquitetura. Continue a leitura e conheça arquitetos visionários que, com maestria, quebraram paradigmas, transformaram o cenário arquitetônico e deixaram um legado imensurável em cada projeto.

Frank Lloyd Wright (1867 - 1959, Estados Unidos)

Ícone da arquitetura moderna, é conhecido por suas obras orgânicas, como a Casa da Cascata. Sua abordagem revolucionária incorpora a natureza aos projetos, destacando-se pelo uso inovador de linhas horizontais e espaços integrados.

(Acervo: ShareAmerica)

Zaha Hadid (1950 - 2016, Iraque/Reino Unido)

Foi uma arquiteta visionária, reconhecida pelo seu estilo futurístico e por abusar de ângulos e curvas ousadas. Seu legado inclui o Centro Aquático de Londres e a Ópera de Guangzhou, demonstrando a fusão única entre arte e arquitetura.

(Acervo: Zaha Hadid)

Oscar Niemeyer (1907 - 2012, Brasil)

Celebrado em todo o mundo, este renomado arquiteto brasileiro deixou sua marca indelével com projetos como Brasília, a capital moderna do Brasil. Sua arquitetura fluida e inconfundível tem como principais diferenciais as curvas e formas arredondadas, além do amplo uso de concreto armado.

(Acervo: Iñigo Bujedo-Aguirre)

Le Corbusier (1887 - 1965, França/Suíça)

Um dos mais importantes arquitetos do século XX e um dos pioneiros do movimento moderno, é reverenciado por suas teorias urbanas e design funcional. Sua Villa Savoye é um exemplo icônico de sua abordagem minimalista.

(Acervo: Wikia Arquitectura)

Lina Bo Bardi (1914 - 1992, Itália/Brasil)

Nascida na Itália e naturalizada brasileira, a arquiteta modernista deixou sua marca no país com notáveis obras, como o Museu de Arte de São Paulo e o SESC Pompéia. Seu trabalho é caracterizado pelo uso de concreto armado e aço, simplicidade nas formas, pouca ornamentação e  respeito à cultura local.

(Acervo: iStock)

Ieoh Ming Pei (1917 - 2019, China/Estados Unidos)

Marcou a arquitetura com projetos icônicos integrados perfeitamente ao ambiente circundante, como a inconfundível Pirâmide do Louvre, em Paris. Incorporava formas geométricas sofisticadas, materiais inovadores, linhas limpas e precisas em criações  que refletem uma estética contemporânea e atemporal.

(Acervo: Cordon Press)

Paulo Mendes da Rocha (1928 -2021, Brasil)

Ganhador do Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial, é um dos arquitetos brasileiros mais reconhecidos no exterior, ao lado de Oscar Niemeyer. Entre as suas principais obras, estão o Museu Brasileiro da Escultura e o plano de reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

(Acervo: Nelson Kon)

Antoni Gaudí (1852 - 1926, Espanha)

É um ícone da arquitetura catalã modernista, destacando-se por um estilo único e exuberante. Suas obras-primas, como a Sagrada Família e o Parque Güell em Barcelona, refletem uma genialidade artística ímpar ao incorporar formas orgânicas inspiradas na natureza, curvas suaves, padrões complexos, além do uso inovador de materiais, como cerâmica colorida.

(Acervo: iStock)

Seja no Brasil ou em qualquer parte do mundo, a influência destes mestres é uma celebração da notável capacidade humana de criar, de transformar sonhos em espaços tangíveis. Por isso, hoje, expressamos nossa profunda gratidão e parabenizamos todos os arquitetos, especialmente nossos grandes parceiros, que, com os móveis Idélli, têm o poder de criar ambientes únicos, que transpiram arte e vida. 

Gostou do conteúdo?

Acesse Conforto e bem-estar ao seu alcance: a importância da ergonomia dos móveis planejados e saiba mais!