Blog

01/09/2023

LUMINI: A arte transforma, o ambiente transcende.

Idélli

É tempo de criar.

É tempo de transformar.

É tempo de transcender.

É tempo de LUMINI.

Estamos começando uma nova era e orgulhosamente apresentamos LUMINI, a nova campanha da Idélli. Inspirada no Iluminismo, exalta o incrível potencial humano e instiga a criação de ambientes fascinantes, que refletem o interior do ser.

(Acervo: Idélli Ambientes)

O espírito renovador do Iluminismo

O Iluminismo foi um movimento filosófico que se desenvolveu na Europa durante o Século XVIII. As transformações intelectuais deste período deixaram marcas indeléveis na história do pensamento humano, caracterizando-se pelo seu compromisso com a razão, o conhecimento e a liberdade de expressão.

As ideias do Iluminismo exerceram uma intensa influência sobre o pensamento político, social e científico e continuam a ressoar na sociedade contemporânea, destacando a importância da ciência, da liberdade, da tolerância e dos direitos humanos como pilares fundamentais da civilização.

Este período, conhecido como Século das Luzes, trouxe novos valores e formas de pensar, provocando transformações profundas na sociedade. Conheça algumas das características notáveis do Iluminismo:

  • Racionalismo: o Iluminismo enfatizou a razão como a principal fonte de conhecimento. A luz é, então, a representação da razão, do pensamento crítico e da lógica, recursos que os iluministas consideravam fundamentais para a humanidade superar a superstição e a ignorância.
  • Humanismo: os iluministas acreditavam no potencial humano e defendiam os direitos, a dignidade e a igualdade de todos os indivíduos. Com visão antropocêntrica, entendiam o ser humano como agente principal de transformação e avanço social, político e científico, desafiando, assim, concepções teocêntricas medievais.
  • Empirismo, ciência e educação: o Iluminismo encorajava uma abordagem cética em relação a dogmas religiosos, políticos e sociais, buscando evidências e argumentos sólidos para sustentar suas ideias. Assim, o empirismo, que enfatiza a importância da experiência sensorial e da observação direta como bases sólidas para o conhecimento, ganhou força e contribuiu significativamente para avanços nas ciências naturais. Além disso, os iluministas promoviam a disseminação do conhecimento científico e o acesso à educação para todos.
  • Laicismo e crítica à monarquia absoluta: os iluministas defendiam a separação entre igreja e estado e criticavam as monarquias absolutas e o poder despótico, defendendo as formas de governo mais representativas e democráticas.
  • Tolerância, liberdade e progresso: os iluministas argumentaram a favor da liberdade de pensamento e expressão e acreditavam que a sociedade só poderia avançar através da educação, da ciência e da reforma política. Por isso, muitos princípios do liberalismo político, como a democracia, a separação dos poderes e os direitos individuais, foram influenciados pelo Iluminismo.

Essas características do Iluminismo ajudaram a moldar a sociedade e a política da época, influenciando profundamente os eventos históricos e os ideais que ainda são relevantes nos dias de hoje.

Os grandes pensadores do Iluminismo

Com espírito renovador, os grandes pensadores desse movimento filosófico trouxeram uma perspectiva inovadora sobre o ser humano, as ideias e os valores. Inspire-se com os principais nomes do Iluminismo:

  • John Locke (1632-1704): embora tenha precedido o auge do Iluminismo, as ideias de Locke sobre direitos naturais e governo limitado exerceram uma influência profunda sobre os pensadores iluministas. Sua obra "Dois Tratados Sobre o Governo" sustentava a ideia de que o governo deveria proteger os direitos individuais.
  • Voltaire (1694-1778): conhecido por seu estilo satírico e por sua defesa da liberdade de expressão, Voltaire foi um crítico ferrenho da intolerância religiosa e da opressão política. Sua obra "Cândido" é uma sátira brilhante que aborda questões como a injustiça e a desigualdade.
  • Jean-Jacques Rousseau (1712-1778): autor de "O Contrato Social", Rousseau explorou a teoria política e a natureza do contrato entre governantes e governados. Ele argumentou a favor da soberania popular e da vontade geral como fundamentos da autoridade legítima.
  • Denis Diderot (1713-1784): como editor da Enciclopédia, Diderot desempenhou um papel fundamental na disseminação das ideias iluministas. A Enciclopédia foi uma compilação abrangente do conhecimento da época e promoveu valores como a educação e a razão.

(Acervo: Info Enem)

LUMINI: A arte transforma, o ambiente transcende

Luz é ideia.

Luz é energia.

Luz é razão.

Luz é conhecimento.

Na Idélli, luz é a faísca da transformação.

O Iluminismo lançou um novo olhar sobre a experiência humana. Hoje, inspirada nesta energia transformadora, a LUMINI chega para transcender.

Acreditamos que o apreço pela beleza, a transmissão de valores e o cultivo de uma vida saudável e sustentável são imprescindíveis para a transcendência humana. Por isso, apostamos na concepção de lares que intensificam as experiências cotidianas, contribuindo para o bem-estar, a satisfação pessoal e a saúde física e mental.

Neste sentido, a partir do espírito renovador do Iluminismo, na LUMINI, a luz é adotada como uma metáfora da força que vem de dentro do ser, da liberdade de se expressar, do poder da arte e do potencial transformador do universo Idélli.

Para a Idélli, luz é a arte que emana do ser e transforma o ambiente.

Libertà: nova coleção da Idélli Ambientes

Junto com a Lumini, chega a nova coleção da Idélli: Libertà.

Libertá é um verdadeiro hino à autonomia, à espontaneidade e à intencionalidade. Inspirada no Iluminismo, é uma representação tangível dos ideais deste movimento que surgiu com o desejo de promover a liberdade de pensar, de criar, de sentir, de ser autêntico.

Libertà encoraja a expressão livre e o pensamento independente, destacando-se pela versatilidade e entrega de soluções personalizadas, além de acessórios, puxadores e padronagens que refletem a pluralidade de cada estilo.

Ela oferece a liberdade necessária para expressar sua personalidade e criar ambientes únicos, que refletem o seu verdadeiro ser. Os elementos, cuidadosamente selecionados, proporcionam a oportunidade de romper com restrições estéticas, permitindo que as ideias ganhem vida de forma autônoma e original.

Em breve, você conhecerá mais sobre a coleção Libertà.

(Acervo: Idélli Ambientes)

Gostou do conteúdo?

Acesse Diferenciais da marca: detalhes que tornam a Idélli única na arte de transformar ambientes e saiba mais!