Blog

20/01/2023

Paleta de cores para ambientes integrados

Design de Interiores

Os ambientes integrados são uma grande tendência de arquitetura e decoração. Trabalhando o conceito aberto e dispensando algumas divisórias tradicionais da casa, eles proporcionam um ótimo aproveitamento do espaço e da luz natural. Além disso, priorizam a boa circulação e a comunicação entre os diferentes espaços.

Assim, os ambientes integrados trazem mais funcionalidade e conforto para o nosso dia a dia. E, não podemos deixar de mencionar: eles são super charmosos!

Ao dispensar ou minimizar o uso de paredes, os próprios elementos da decoração são utilizados para organizar e delimitar os diferentes ambientes da casa. Nesse sentido, as cores são nossas aliadas!

Mas, temos que admitir que escolher paletas de cores para ambientes integrados pode ser bem desafiador.

Sabendo disso, nos próximos tópicos, você descobrirá estratégias para escolher uma paleta de cores para ambientes integrados. Continue com a leitura!

(Acervo: Idélli Ambientes)

Amplitude e equilíbrio visual

A paleta de cores é um dos pontos primordiais na decoração de ambientes integrados, pois, dependendo do seu uso, propicia a sensação de amplitude, ao mesmo tempo em que estabelece limites entre os ambientes.

Assim sendo, um dos aspectos que devem ser levados em consideração na hora da escolha das cores é que, em ambientes integrados, a visão é mais ampla, abrangendo espaços com diferentes funções. Assim, para não provocar poluição visual, selecione cores que conversam entre si e que causam a sensação de complementação e continuidade.

Neste sentido, tons neutros, claros e pastéis são boas escolhas, pois, além de serem as principais tendências atuais, aumentam a sensação de amplitude. Uma paleta terrosa associada a um piso único amadeirado, por exemplo, pode funcionar muito bem para dar unidade visual ao ambiente como um todo.

Delimitação dos espaços

Ao mesmo tempo em que precisamos estabelecer  uma unidade, é importante delimitar os diferentes espaços e suas funções específicas.

Neste sentido, a pintura é uma forma sutil de gerar essa sensação de divisão. Utilizar tonalidades um pouco mais escuras em algumas paredes, por exemplo, é uma forma simples e sofisticada de separar ambientes.

Pintar as paredes com várias cores dentro de uma mesma paleta também é uma estratégia simples e assertiva. Contudo, para não perder a elegância e a sutileza entre as transições, é preciso ter cautela.

Porém, não se preocupe, você pode ousar um pouco mais sem perder o conforto visual. Uma boa opção para dar um toque especial ao espaço é destacar um dos ambientes usando texturas ou uma tonalidade mais vibrante. Contudo, você deve estudar os outros elementos, como a mobília e os objetos decorativos, para escolher a cor mais adequada.

Pinturas setorizadas - geométricas, lineares ou orgânicas - estão em alta e também são formas interessantes de delimitar espaços respeitando uma paleta de cor uniforme. 

Harmonia entre todos os elementos

Para manter o tão desejado conforto visual, todos os elementos devem ser levados em consideração na hora da escolha das cores.

Assim, observe aquilo que você já tem e pense muito bem em como harmonizar os itens dentro de uma paleta cromática. Lembre-se de que tudo deve estar conectado, mas não é preciso abrir mão de móveis, objetos e cores mais ousadas. Pelo contrário, utilize esses elementos para dar um toque especial e transmitir a sua personalidade para o espaço. 

Por serem mais neutros, os tons terrosos combinam muito bem com tonalidades mais vibrantes, tais como amarelo, roxo, vermelho, laranja e magenta, cor que é uma super tendência deste ano. E este é só um exemplo de como criar composições maravilhosas associando paletas mais sóbrias e detalhes com cores mais marcantes.

Desta forma, uma cor mais saliente, que não pertence exatamente ao grupo cromático adotado no todo, pode ser justamente o diferencial da composição quando aplicada em um vaso, em uma almofada, em uma luminária ou em qualquer outro detalhe.

Por fim, não podemos esquecer que as plantas também são ótimos elementos decorativos, trazendo o verde da natureza para dentro de casa e contribuindo para a harmonização cromática dos ambientes.

(Acervo: Idélli Ambientes)

Planejamento de móveis e harmonização de cores

Se o seu imóvel for uma tela em branco, você terá bastante liberdade para escolher as cores de todos os elementos.

Então, aliados à pintura e aos objetos decorativos, os móveis planejados podem ser ótimas opções para delimitar os espaços de um espaço integrado, contribuindo imensamente para a funcionalidade dos ambientes e para a unidade da paleta cromática.

Se você gostou da ideia de utilizar móveis planejados em ambientes integrados, confira  as opções incríveis da Idélli, escolha muito bem as tonalidades dos seus móveis planejados e leve cor, praticidade e conforto visual para a sua casa. 

(Acervo: Idélli Ambientes)

Gostou do conteúdo?

Acesse Conheça a tendência de ambientes integrados e saiba mais.