Blog

15/09/2023

Paula Roveda: Saúde Mental & Mindfulness

Dica

Vivemos em uma sociedade cada vez mais acelerada, em que há constante sobrecarga de tarefas e informações. Nessa correria diária, muitas vezes deixamos de reservar um tempo para o autocuidado, o que resulta num estilo de vida estressante e desgastante.

Acreditamos que uma vida saudável e sustentável é imprescindível para a transcendência humana. Por isso, na concepção da nossa nova campanha, a LUMINI, apostamos na ideia de lares que intensificam as experiências cotidianas, contribuindo para o bem-estar, a satisfação pessoal e a saúde física e mental.

Para isso, firmamos parcerias com pessoas que se dedicam intensamente à disseminação de informações sobre modos de vida mais leves, prazerosos e saudáveis e, hoje, apresentamos Paula Roveda, que traz dicas para cultivar a saúde mental e o bem-estar na rotina.

Continue a leitura, saiba mais sobre essa parceira tão especial, entenda o que é mindfulness e conheça pequenos hábitos diários que podem transformar a sua vida.

(Acervo: Idélli Ambientes)

Quem é Paula Roveda?

Paula Roveda é designer de interiores, comunicadora, mentora na área de desenvolvimento humano, especialista em bem-estar e mindfulness, pós-graduanda em neurociência e professora de yoga e meditação. Apaixonada pelo mundo e suas culturas, morou em países como Angola, África do Sul e Itália, e aprofundou seus estudos em filosofias orientais enquanto passava pela Índia.

Ela nos conta que iniciou sua trajetória profissional com o design de interiores devido ao seu grande amor pela arte e por tudo o que traz beleza para a vida. "Muito cedo, eu entendi que era o cultivo da beleza que poderia trazer mais leveza e harmonia para os nossos dias", afirma Paula. 

Desde os 17 anos, Paula trabalhou em grandes corporações até abrir seu próprio escritório. Ela explica que, em suas viagens, aprendeu muito sobre a vida e que, ao longo dos anos, a busca pelo autoconhecimento despertou seu profundo interesse pelo comportamento humano.

A partir de então, ela passou a participar de dezenas de formações, cursos, vivências e retiros na área, e, assim, seu foco se ampliou do design para o ser humano como um todo. Atualmente, desenvolve programas de saúde emocional, bem-estar e mindfulness em empresas, para líderes, empresários e profissionais do mercado financeiro.

(Acervo: Idélli Ambientes)

Mas, afinal, o que é Mindfulness?

Segundo Paula Roveda, o termo mindfulness se refere à consciência plena do momento presente com um posicionamento interno de não julgamento, de bondade e curiosidade. Ela acrescenta que mindfulness não é simplesmente sobre prestar atenção, mas sobre modificar o modo como prestamos atenção, intensificando nossos sentidos.

Ela explica que, quando cuidamos de nós mesmos e aproveitamos tudo que o dia oferece, podemos transbordar o nosso melhor para o mundo e para as nossas relações, aproveitando mais cada passo da nossa jornada. E isso só é possível se aprendermos a estar realmente presentes.

Sobre a importância dos ambientes nesse processo, Paula Roveda esclarece que "Em muitas culturas orientais, a casa é vista como um espaço sagrado, onde podemos encontrar paz interior, harmonia e equilíbrio. Por isso, entendo a casa como um templo pessoal, onde podemos criar momentos mindful na nossa rotina.".

(Acervo: Idélli Ambientes)

A casa como um santuário pessoal

Paula nos ensina que o espaço onde estamos inseridos tem um impacto significativo na nossa experiência emocional e psicológica. Ela explica que existe uma teoria que considera o ambiente como a nossa terceira pele. Essa teoria argumenta que o espaço ao nosso redor é uma extensão de nós mesmos, influenciando nossos sentimentos, pensamentos e comportamentos.

Assim sendo, quando nos sentimos seguros, confortáveis e conectados com um ambiente, ele se torna a materialização de nossas identidades, gerando a sensação de tranquilidade, conforto e satisfação. Portanto, a nossa casa é onde podemos buscar o equilíbrio e a harmonia interior, transformando-a em um santuário para nosso bem-estar e autodesenvolvimento.

Paula enfatiza que conhecer a nós mesmos, compreender nossas próprias preferências e necessidades, é um passo essencial para criarmos ambientes que reflitam quem somos e que promovam a conexão emocional.

Banheiros e dormitórios: ambientes que transcendem

Paula acrescenta que, se considerarmos a casa como um reflexo do nosso mundo interior, o dormitório pode ser visto como um espaço ainda mais sagrado. Neste ambiente seguro, podemos deixar o mundo externo do lado de fora, ser apenas nós mesmos, relaxar e recarregar as energias.

Neste sentido, criar um ambiente agradável, com luzes suaves e temperaturas adequadas, é fundamental para um sono saudável. Mas, além do sono, o descanso de qualidade envolve nossos hábitos e práticas diárias, e o quarto é um ótimo espaço para meditar, ler um livro inspirador, escrever, refletir e realizar outras tantas atividades de cuidado com o corpo e a mente.

o banheiro, além de ser um espaço de higiene, proporciona ótimas oportunidades de mindfulness e relaxamento. O tempo no banho, por exemplo, é excelente para praticar o autocuidado e a consciência de si mesmo.

(Acervo: Idélli Ambientes)

Dicas para cultivar a saúde mental e o bem-estar na rotina

Saúde mental é um cultivo diário. Com pequenos passos, podemos viver melhor, com mais satisfação e significado. Lembre-se: aquilo que fazemos todos os dias tem o poder de transformar nossas vidas. Por isso, aqui vão algumas dicas de Paula Roveda para você cultivar a saúde mental e o bem-estar na rotina dentro de casa:

  • Crie momentos de desconexão: reserve pelo menos uma hora antes de dormir e ao acordar para desconectar-se de dispositivos eletrônicos e redes sociais. Utilize esse tempo para fazer coisas energizantes, como um banho, uma leitura inspiradora ou desfrutar de um chá antes de dormir.
  • Pratique o mindfulness: use o tempo no banho como uma oportunidade para praticar a consciência de si mesmo. Foque na sensação da água em seu corpo, no cheiro dos produtos que está usando, nas texturas e nos sons do ambiente. Esteja completamente presente no momento do banho, sem alimentar preocupações com o passado ou com o futuro.
  • Estabeleça uma rotina de sono saudável: tenha horários regulares para dormir e acordar e crie um ambiente propício para o sono. Antes de adormecer, busque perceber as sensações presentes e permita-se relaxar profundamente.
  • Inclua a meditação na sua rotina: a meditação é uma prática poderosa para acalmar a mente, reduzir o estresse e cultivar o mindfulness. Se você ainda não tem familiaridade com a meditação, inicie aos poucos. Você pode começar com sessões curtas, de apenas alguns minutos por dia, e ir aumentando gradualmente o tempo à medida que se sentir mais confortável. Existem diferentes tipos de meditação, tais como: a observação da respiração, observação das sensações presentes no corpo e meditações guiadas.
  • Pratique a respiração consciente: faça algumas respirações profundas e conscientes logo pela manhã, pode ser sentado em sua cama ou cadeira, para oxigenar o corpo, acalmar a mente e se conectar consigo mesmo. A respiração consciente é uma técnica simples que pode ser feita em poucos minutos e traz muitos benefícios para o bem-estar mental e emocional.

Com práticas diárias simples, é possível cultivar o bem-estar, aproveitar melhor o espaço doméstico e estabelecer uma rotina de crescimento pessoal. Assim sendo, agora que você já conhece as dicas de Paula Roveda, pratique o mindfulness e esteja verdadeiramente presente em cada momento do seu dia. Sua saúde mental agradecerá.

Gostou do conteúdo?

Acesse LUMINI: A arte transforma, o ambiente transcende e saiba mais!