Blog

03/03/2023

Principais estilos de decoração: inspire-se e transforme os ambientes da sua casa

Design de Interiores

A nossa casa é o melhor lugar do mundo, principalmente quando reflete a nossa personalidade e o nosso jeito de ser.

Nesse sentido, para que os ambientes domésticos fiquem ainda mais aconchegantes, é fundamental  que a decoração conte com elementos que expressam o estilo e a energia dos moradores, além de atender às suas necessidades. Mas, selecionar os elementos certos e criar combinações visualmente agradáveis nem sempre é uma tarefa fácil.

Se você está com vontade de dar aquela renovada no ambiente, mas ainda não conseguiu definir quais combinações transmitem melhor as suas particularidades, saiba que conhecer os diferentes estilos de decoração pode te ajudar a transformar um espaço genérico em um ambiente que tem a sua cara.

Por isso, preparamos este texto para ajudar você a conhecer os principais estilos de decoração. Continue a leitura, inspire-se e transforme os ambientes da sua casa.

Estilo Rústico

Estilo de decoração que busca criar a atmosfera quente e acolhedora típica das cabanas e das residências rurais, resgata a beleza da vida no campo e do contato com a natureza.

Tem como principal característica o uso de materiais naturais, como madeira, pedras, tijolos, couro e fibras nativas. Acabamentos expostos ou envelhecidos contribuem para criar espaços despojados e extremamente aconchegantes.

(Acervo: Freepik)

Estilo Industrial

Estilo de decoração que traz o charme das grandes metrópoles para dentro de casa, surgiu em Nova York, na década de 1970, quando galpões e fábricas tornaram-se moradias. Na transformação desses espaços em residências, muitos elementos originais foram mantidos, criando decorações pesadas e rústicas.

Tem como principal característica as paredes de tijolos e tubulações aparentes. Cimento queimado e cores sóbrias predominam, mas alguns detalhes coloridos podem dar um toque todo especial ao ambiente.

(Acervo: Idélli Ambientes)

Estilo Minimalista

Estilo de decoração muito bem representado pela expressão “menos é mais”, prioriza a funcionalidade e a organização dos ambientes.

Poucos elementos e móveis multifuncionais permitem a criação de espaços práticos onde tudo tem uma utilidade. Cores neutras, como branco, preto e cinza, contribuem para gerar uma atmosfera de organização e limpeza.

(Acervo: Idélli Ambientes)

Estilo Maximalista

Como o nome indica, este estilo de decoração é oposto do minimalismo. Fundamentado na expressão da personalidade dos moradores e no valor afetivo dos objetos, as composições deste tipo de decoração são criadas a partir da mistura de cores, elementos e texturas.

Assim, a regra é abusar da criatividade e de objetos que contam a história das pessoas da casa, criando ambientes personalizados e únicos. Seguindo a linha “quanto mais, melhor”, a ideia é não se prender a regras, criando um rico e harmônico mosaico com muitos elementos decorativos.

(Acervo: Idélli Ambientes)

Estilo Retrô

Estilo de decoração criado a partir de releituras de estilos e tendências de design que marcaram épocas, principalmente as décadas de 1950, 60, 70 e 80. Aproveitando peças atuais inspiradas no passado, é capaz de aliar uma visualidade mais nostálgica a tecnologias atuais.

Assim, para criar ambientes com essa cara, é interessante investir em elementos como luminárias e eletrodomésticos de design retrô, móveis com pés de palito, placas decorativas, quadros com imagens de ícones que marcaram gerações, papel de parede com estampas marcantes e outros itens que despertam a memória afetiva.

(Acervo: Idélli Ambientes)

Estilo Vintage

O estilo vintage é muito próximo do retrô, pois também é nostálgico e nutre uma grande relação com a memória afetiva. Contudo, o vintage é baseado em elementos efetivamente antigos, provenientes principalmente das décadas de 1920 até 1960, e que não passaram por nenhum processo de modernização.

Assim, este estilo de decoração extremamente afetivo e aconchegante reúne itens que preservam a qualidade e a beleza do passado, além de carregarem as marcas do uso e da passagem do tempo. O estilo vintage tem tudo a ver com quem guarda objetos especiais de família, que passam de geração em geração, ou gosta de garimpar em bazares, antiquários e feiras de rua.

(Acervo: iStock)

Estilo Clássico

Estilo requintado e elegante, é inspirado nas luxuosas residências antigas dos nobres e indicado para espaços muito amplos, já que reúne mobílias grandes e pesadas, além de abusar de detalhes e ornamentos. Para equilibrar, as bases dos ambientes costumam ser mais sóbrias, em tonalidades como marrom, branco, salmão e preto.

Em composições extremamente imponentes, são utilizados elementos e materiais de altíssima qualidade, tais como madeira maciça, gesso, mármore, granito, porcelanas, lustres, espelhos, tapetes suntuosos, estofados exuberantes, cristais e objetos em prata, dourado e cobre.

(Acervo: Freepik)

Estilo Escandinavo

Este estilo de decoração é inspirado nos países nórdicos, onde o inverno é muito rigoroso e os dias são curtos, tornando a iluminação natural muito escassa. Por isso, a base desse estilo é a cor branca, que permite um melhor aproveitamento da claridade. As cores estão presentes nos detalhes, mas também são claras e neutras, como cinzas e beges.

Buscando simplicidade e conforto, as principais características desse estilo são as linhas retas e os materiais naturais, como madeira, fibras, couro e lã. O aconchego necessário nos climas frios é conferido pelas volumosas mantas, colchas e almofadas. Plantas também são bem-vindas na decoração escandinava.

(Acervo: blog A Arquiteta by Luciana Paixão)

Estilo Japandi

Este estilo junta elementos da decoração escandinava com o design tradicional japonês, gerando ambientes iluminados, funcionais, equilibrados e aconchegantes. Por todas essas características reconfortantes, se tornou um estilo muito popular durante o período de isolamento social e está em alta na atualidade.

Além das cores sóbrias e claras, suas principais características são as formas simples, a economia de elementos, as texturas macias e aconchegantes, além da utilização de materiais naturais e rústicos, como madeira, bambu, vime e rattan. Plantas, cerâmicas e peças artesanais também são muito bem-vindas.

(Acervo: Shutterstock)

Estilo Boho

Outra grande tendência da atualidade, este estilo cheio de personalidade e boas energias tem uma pegada hippie e mistura diferentes elementos sem perder o equilíbrio. As composições charmosas unem peças artesanais e vintages, além de várias cores, texturas e estampas.

Tapetes, mantas, almofadas, puffs, cadeiras, bancos e redes criam espaços aconchegantes, enquanto plantas, madeiras, materiais naturais e tons terrosos resgatam a beleza do contato com a natureza. As estampas étnicas, por sua vez, evidenciam a riqueza e a diversidade cultural.  No Boho tudo é válido, mas sempre com muita alegria e harmonia.

(Acervo: Westwing)

Estilo Moderno

Este estilo é inspirado nas tendências estéticas do movimento filosófico, artístico e intelectual modernista, que atuou fortemente na primeira metade do Século XX. Assim sendo, apesar do nome, cabe salientar que não é um estilo futurista, mas baseado na criação de ambientes simples, organizados e funcionais.

A praticidade e a economia de detalhes figuram como preocupações fundamentais deste estilo e isso reflete no design dos móveis e objetos, que, além de decorativos, devem ser úteis. As principais características desse estilo são as linhas retas, o aproveitamento da luz natural, as cores neutras e o uso de materiais crus, como madeira, metal, couro, cimento e fibras naturais.

(Acervo: Idélli Ambientes)

Estilo Contemporâneo

É um estilo que está sempre em transformação, já que acompanha as principais tendências do momento. Assim sendo, na atualidade, reflete as vertentes de criação que priorizam a simplicidade, o conforto e a funcionalidade. Por isso, é baseado nas cores neutras, como branco, cinza e bege, e na economia de elementos, criando espaços mais práticos e básicos.

Para a mobília, a aposta é em linhas retas e em peças mais lisas. Marcenaria planejada e materiais como madeira, mármore, vidro, cimento e metal são muito bem-vindos, além de itens de iluminação, que dão o toque acolhedor do ambiente. Cores mais vibrantes e alguns objetos decorativos dão personalidade ao espaço, mas tudo na medida certa, sem exageros.

(Acervo: Idélli Ambientes)

E aí, qual estilo de decoração combina mais com você?

Agora que você já conhece os principais estilos de decoração, observe muito bem o espaço que você tem disponível e escolha o estilo que mais representa o seu jeito de ser.

Lembre-se que a decoração mais bonita e sofisticada é aquela onde você se sente bem. Você merece ambientes com a sua cara!

Gostou do conteúdo?

Acesse Como ter uma decoração atemporal e saiba mais!