Blog

10/02/2023

Relação entre arquitetura, arte e móveis planejados

Arquitetura

É inegável que uma das maiores necessidades do ser humano é ter um abrigo. Assim, a partir do ímpeto de organizar os espaços para habitar, ao longo de sua existência, a humanidade foi aprimorando os ambientes, deixando-os cada vez mais complexos e adequados para as suas diferentes tarefas e necessidades.

Mas, indo além das questões puramente práticas, não podemos negar que a beleza também é uma necessidade humana, não é mesmo?

Por isso a arte e as cores estão presentes nos jardins, nas praças, nos muros, nas escolas, nos prédios comerciais e, é claro, nas casas que habitamos. Enfim, de diferentes maneiras, a arte está em todos os lugares e a arquitetura se relaciona intimamente com isso.

Nesse contexto, também surge o design de interiores, que visa levar praticidade e beleza para dentro dos ambientes. E não podemos esquecer que os móveis planejados são grandes aliados nesta tarefa.

Mas, afinal, existe relação entre arquiteturas, arte e móveis planejados?

Sabendo que esta não é uma pergunta fácil de responder, preparamos este texto para você ficar por dentro da relação entre arquitetura, arte e móveis planejados. Para isso, começaremos falando um pouco sobre a relação entre arquitetura e arte. Continue a leitura.

Relação entre arquitetura e arte

Percebendo que os ambientes arquitetônicos desempenham muitas funções, podemos afirmar tranquilamente que, além de criar estruturas práticas e utilitárias, a arquitetura se preocupa com questões estéticas, visuais e afetivas do ser humano.

Ao observarmos os prédios ao redor, é fácil perceber que diferentes formas de expressão artística são usadas em vários elementos da arquitetura, indo desde a criação de pinturas, relevos, mosaicos e vitrais até o uso de quadros, estampas e objetos na decoração das paredes e dos móveis.

Assim, diferentes técnicas da arte se aliam aos elementos arquitetônicos criando ambientes exuberantes e majestosos. Deste modo, estes dois campos trabalham juntos, criando espaços funcionais, estéticos e que refletem a cultura, as tendências, os gostos e os valores individuais e coletivos.

(Acervo: Idélli Ambientes)

Mas, afinal, a arquitetura pode ser considerada arte?

A arquitetura não só é vista como uma forma de expressão artística, como integra a famosa lista das sete artes clássicas, juntamente com a escultura, a pintura, a música, a literatura, a dança e, finalmente, o cinema.

A arquitetura ocupa o posto de arte justamente por aliar engenhosidade técnica a qualidades estéticas, criando espaços harmônicos, significativos e visualmente impactantes.

Assim sendo, podemos dizer que a arquitetura é uma arte aplicada, ou seja, ela é projetada para ser usada e experimentada por pessoas em seu cotidiano. Além disso, os projetos arquitetônicos são obras que perduram no tempo, transmitindo informações importantes sobre outras épocas e culturas. Incrível, não é mesmo?

Outro aspecto muito interessante é que a arquitetura é uma forma de arte que toca, ao mesmo tempo, os diferentes sentidos humanos, explorando visualidade, textura, iluminação, acústica e temperatura para criar experiências humanas positivas.

A beleza que está dentro: design de interiores e os móveis planejados

Se a arquitetura é uma expressão artística voltada para espaços habitáveis, o design de interiores tem justamente a função de deixar a parte interna dos ambientes mais agradável, funcional e visualmente atrativa.

Neste sentido, os móveis planejados são ótimas opções, pois permitem a perfeita utilização do espaço, enquanto disponibilizam uma ampla gama de materiais, formatos e cores que possibilitam escolhas materiais e visuais mais assertivas.

Assim sendo, o uso de móveis planejados abre um enorme leque de possibilidades criativas, colaborando para a criação de projetos inspiradores, extremamente funcionais e repletos de valores estéticos.

E, como sabemos, independentemente do gosto de cada pessoa, estar em ambientes bonitos e agradáveis gera bem-estar e conforto emocional, pois as expressões artísticas fazem parte da natureza humana.

(Acervo: Idélli Ambientes)

Então, como arquitetura, arte e móveis planejados se relacionam?

A arquitetura, as diferentes expressões artísticas e os móveis planejados se relacionam profundamente em projetos que buscam criar espaços funcionais e estéticos.

Enquanto a arquitetura é a base estrutural do ambiente, os móveis planejados otimizam os espaços internos, pois são projetados para se integrar perfeitamente à arquitetura do local, criando a sensação de unidade e fluidez.

A arte, por sua vez, pode ser usada como elemento decorativo na parte estrutural, nas paredes e nos próprios móveis planejados, explorando diferentes formas, texturas e cores.

Assim, fica fácil compreender que a relação entre arquitetura, arte e móveis planejados proporciona a criação de ambientes únicos, que atendem às necessidades práticas, além de refletir os diferentes gostos, estilos e personalidades dos moradores.

Se você gostou da ideia de unir arquitetura, arte e móveis planejados, leve conforto, praticidade e muita beleza para a sua vida com as opções incríveis da Idélli. Porque, com a arte, a vida fica muito mais leve e gostosa!

(Acervo: Idélli Ambientes)

Gostou do conteúdo?

Acesse Como utilizar arte na decoração? e saiba mais.