Blog

09/02/2024

Transforme sua casa em uma galeria particular: dicas para iniciar uma coleção de arte

Arte

Na Idélli, entendemos que uma casa vai além das paredes e dos móveis que a compõem. Ela é uma extensão do ser, um reflexo dos gostos, interesses e identidade de seus habitantes. Por isso, em nosso compromisso de oferecer móveis planejados de excelência, buscamos criar espaços que transcendam a função básica de um lar, transformando-os em ambientes que inspiram e refletem a essência de quem vive ali.

E é dentro desse conceito que a arte ganha um espaço especial em nosso universo, pois acreditamos que uma casa pode se tornar uma verdadeira galeria particular, onde cada peça conta uma história e acrescenta profundidade à experiência de habitar.

Convidamos você a embarcar conosco nessa jornada de transformação e descoberta, explorando o mundo da arte dentro do conforto do seu lar.

Sabendo que escolher as obras e introduzi-las de maneira harmônica na decoração doméstica pode ser uma tarefa desafiadora, preparamos algumas dicas para ajudar você a iniciar uma coleção de arte. Continue a leitura e inspire-se para criar a sua galeria de arte particular.

(Foto: Idélli Ambientes)

Conheça os seus gostos e preferências artísticas

Antes de iniciar sua coleção, reserve um tempo para explorar diferentes formas de arte e descobrir quais estilos, movimentos e artistas mais ressoam com você e com a sua casa. Seja visitando galerias de arte, exposições e museus ou explorando recursos online, é importante cultivar um conhecimento sólido sobre o universo artístico para tomar decisões assertivas.

Comece com pequenos passos

Iniciar uma coleção de arte não significa necessariamente investir em muitas obras, nem mesmo adquirir apenas produções de artistas consagrados. Pelo contrário, o campo da arte é vastíssimo, permitindo que você faça suas escolhas entre diferentes técnicas, formatos, temas e linguagens.

Assim sendo, você pode iniciar sua coleção por algo mais tradicional, como uma pintura a óleo de um artista renomado, bem como por um cartaz, uma serigrafia, uma fotografia ou um objeto de cerâmica produzido por alguém que está dando os primeiros passos na sua jornada artística e conquistando espaço no mercado.

Explorar obras de artistas locais e emergentes é uma ótima opção para adquirir peças mais acessíveis, apoiar os artistas iniciantes e decorar a sua casa com criatividade e sofisticação.  Comece com poucas obras, dê um passo de cada vez e  lembre-se de que o mais importante é respeitar o seu gosto pessoal e introduzir no seu lar obras que tocam sua alma, que realmente possuem significado para você.

(Foto: Idélli Ambientes)

Considere o espaço e a harmonia visual

Ao incorporar obras de arte na sua casa, leve em consideração o espaço disponível e a harmonia visual do ambiente. Escolha peças que complementam a decoração existente e que se integram organicamente ao estilo e à paleta de cores do ambiente. Desta forma, as obras serão apreciadas em contexto, criando diálogos visuais e emocionais  entre si e com o espaço ao seu redor.

Além disso, para garantir a melhor conservação das obras, atente-se a detalhes como temperatura, umidade e luminosidade. Calor excessivo, luz do sol direta e, principalmente, umidade podem danificar as peças. Portanto, prefira locais secos, frescos e sem exposição direta ao sol.

Atente-se ao tamanho e à posição das obras

Depois de escolher os melhores ambientes para receber as obras, tire as medidas, estude a mobília ao redor. Independentemente se for usar uma obra ou fazer composições com várias, defina as dimensões do espaço que você quer ocupar. Assim, você poderá adquirir peças com tamanhos e formatos adequados.

Além disso, posicione as obras privilegiando a melhor visualização. Uma estratégia interessante é colocar as peças na altura dos olhos, seguindo a medida aproximada de  1,60 m do chão. Contudo, a melhor visualização sempre dependerá do estilo que você quer adotar na sua decoração e das características próprias das peças. Esculturas, por exemplo, ficam ótimas sobre mesas, prateleiras e, dependendo do tamanho, até mesmo no chão.

Assim, ao organizar suas obras de arte, leve em consideração não apenas as dimensões do espaço, mas também as possibilidades estéticas e funcionais de cada peça, garantindo que sua coleção seja apreciada da melhor maneira possível.

(Foto: Idélli Ambientes)

Invista em iluminação

Investir em iluminação é essencial para valorizar ainda mais a sua coleção de arte e transformar sua casa em uma verdadeira galeria. Um projeto de iluminação bem planejado pode realçar as texturas, cores e detalhes das obras, criando pontos focais que atraem o olhar e destacam sua beleza.

Opte por luminárias direcionadas ou spots embutidos para destacar as obras, criando contrastes e sombras que adicionam profundidade e drama ao ambiente. Além disso, considere a utilização de luzes reguláveis para ajustar a intensidade e o ambiente de acordo com o momento, a ocasião e as necessidades de cada obra. Para quadros, por exemplo, não é indicada a luz direta, pois pode ocasionar manchas.

Com a iluminação certa, sua coleção de arte ganhará ainda mais destaque e sua casa se tornará um cenário verdadeiramente inspirador.

Com o passar do tempo, experimente e diversifique

Sua coleção de arte é uma expressão da sua personalidade e dos seus interesses. Ao realizar a curadoria da sua galeria particular, não tenha medo de errar. Uma ótima aposta para criar um espaço dinâmico, eclético e autêntico é reunir diferentes mídias, estilos e técnicas, formando composições próprias a partir das obras.

Quando sentir mais segurança, desperte o artista que há em você e crie composições únicas. Uma estratégia interessante neste sentido é misturar obras de arte com objetos preexistentes na decoração, especialmente aqueles que possuem valor afetivo. Assim, sua coleção ganhará ainda mais profundidade e significado, refletindo verdadeiramente quem você é e o que valoriza em sua casa.

(Foto: Idélli Ambientes)

Cultive uma relação com os artistas e galerias

Investir em arte vai além da simples aquisição de obras. Cultive uma relação com os artistas e galerias que você admira, participando de eventos, feiras, exposições e conversas sobre arte. Conhecer o contexto e a história por trás de uma obra pode enriquecer significativamente a sua experiência como colecionador.

Crie sua galeria de arte com a Idélli

Na Idélli, estamos comprometidos em ajudá-lo a transformar a sua casa em uma galeria de arte pessoal, onde cada obra conta uma história e cada ambiente é uma expressão única do seu estilo de vida.

Por isso, contamos com a Coleção Louvre, que busca homenagear o maior museu e ícone do mundo inteiro, que contempla arte pura, e, claro, a cidade de Paris. Na Coleção Louvre, queremos enfatizar esse olhar de admiração despertado pela arte, por isso, os pontos altos estão voltados para a Cabina Di Vetro, que permite, assim como numa galeria de arte, apreciar a disposição dos objetos.

Os acrilatos e translúcidos também ganham um destaque especial, pois mesmo dentro do móvel, permitem uma visão mais ampla, e, aliados à iluminação, tornam o ambiente uma verdadeira Paris: iluminada, cheia de charme e elegância

Além disso, oferecemos design inovador, materiais, acessórios e acabamentos de excelência, bem como inúmeras opções de cores para você transformar a sua casa com muita beleza, harmonia e sofisticação.

Convidamos você a explorar o mundo da arte conosco e a criar espaços que inspiram, emocionam e transcendem. Que sua jornada de colecionador seja tão rica e fascinante quanto as obras que você escolher para habitar os seus espaços.

(Foto: Idélli Ambientes)

Gostou do conteúdo?

Acesse Criando ambientes e hábitos saudáveis: conheça a Medicina Ayurveda  e saiba mais!