Blog

02/09/2022

5 Dicas para personalizar a sua varanda

Dica

A varanda é um espaço muito especial da casa e se utilizado da forma correta pode ser um espaço de relaxamento e tanto.

Já imaginou ter um espaço personalizado à sua maneira para fazer aquela leitura enquanto observa a paisagem do seu jardim? Ou tomar um chá num fim de tarde sentindo a brisa no rosto sem precisar sair de casa? Uma varanda pode te proporcionar tudo isso e muito mais.

Há muitas formas de personalizar a sua varanda e a decoração é um item essencial nesse processo, no entanto encontrar a decoração ideal nem sempre é uma tarefa fácil.

Pensando nisso, preparamos 5 dicas de decoração para a sua varanda. Continue com a leitura!

1- Flores e plantas

Já dissemos por aqui o quanto as plantinhas e flores são nossas aliadas em termos de decoração e bem estar, não é mesmo? 

Temos um post inteirinho que fala sobre isso, confira através do link Como escolher a planta adequada para cada ambiente - Parte 1.

Não seria diferente na sua varanda, a dica é: vá até uma floricultura e identifique as plantinhas adequadas para o seu tipo de varanda. Seja em vasos, troncos ou suspensas em macramé. 

Algumas sugestões de plantas, são:

  • Espada de São Jorge;
  • Hera;
  • Cactus;
  • Suculentas, entre outras.

E para flores o ideal é combiná-las com a decoração, encontre opções que tenham sentido para o seu ambiente.

(Acervo: Freepik)

2- Sofás e estofados

Não há como pensar em descanso sem lembrar de um estofado, sem contar o charme que agrega ao ambiente.

Por isso, não deixe de escolher um estofado que combine com a sua decoração, é muito importante se atentar ao seu espaço, a trena é sua aliada neste momento, para garantir que o espaço não fique sobrecarregado e você possa fazer um melhor aproveitamento do mesmo.

3- Mesa

A varanda pode ser um ótimo ambiente para fazer as refeições e passar um tempo de qualidade com a família e amigos.

Portanto, escolha um conjunto de mesa para deixar o espaço apto para essa atividade. Não precisa ser uma grande mesa como na sala de jantar, mas algo mais despojado apenas para apoiar os recipientes com alimentos é o suficiente.

Não se esqueça que todos os elementos do ambiente fazem parte da decoração, portanto fique atento às cores, formas e detalhe do seu conjunto de mesa. 

(Projeto: Esq4dro Arquitetos | Loja: Idélli Aracaju | Foto: Gilton Rosas)

4- Bar

Além de uma boa refeição com os amigos, que tal um drink para comemorar aquela conquista?

Uma boa opção para a sua varanda é um mini bar. Você pode personalizá-lo de modo que caiba em um cantinho, aproveitando o espaço e garantindo bons drinks para servir aos seus convidados.

5- Decoração

Falamos muito sobre decoração e itens que compunham a mesma ao longo deste texto, mas como escolher a decoração ideal para a varanda?

Não tem mistério, a dica neste caso é de que você busque por referências que te agradam e passam a vibe que você deseja para aquele ambiente, como, por exemplo, se você gosta de um ambiente mais despojado, opte por peças que remetam a isto.

Se você gosta de um ambiente mais tropical, busque por referências que casem com a sua preferência, seja em cores, estampa de estofados e elementos de decoração. O importante é deixar o ambiente aconchegante e acolhedor.

Gostou das dicas?

Acesse também  Tendências de decoração primavera 2022 e fique por dentro das novidades.