Blog

08/09/2023

Idélli na CASACOR RJ 2023

Mostras

Até 15 de outubro de 2023, no Instituto Brando Barbosa, localizado na Rua Lopes Quintas, 497, no belíssimo Jardim Botânico carioca, acontece a CASACOR RJ 2023.

CASACOR é a maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas e reúne talentosos profissionais do setor para criar ambientes inovadores e inspiradores, transformando espaços em verdadeiras obras de arte.

A mostra oferece aos visitantes a oportunidade de explorar as últimas tendências do segmento, além de promover discussões sobre o futuro da arquitetura e do estilo de vida contemporâneo.

Integrando esse evento imperdível, a Idélli Ambientes apresenta o espaço Ilusão de Ótica, assinado pelo arquiteto Fabiano Ravaglia, e a Cabana Angatu, ambiente assinado pela arquiteta Gabriela Eloy.

Continue a leitura, saiba mais sobre a CASACOR RJ 2023 e inspire-se com os fascinantes ambientes Idélli.

(Acervo: CASACOR)

CASACOR RJ 2023

Seguindo o tema nacional "Corpo & Morada", a mostra acontecerá pela terceira vez consecutiva neste imponente palacete carioca e apresentará 43 ambientes assinados por talentosos arquitetos, designers de interiores e paisagistas.

O grande diferencial da 32ª edição da CASACOR RJ é o formato de hotel boutique, proposta inovadora, inspirada nas grandes propriedades da Europa, que explora o potencial receptivo da residência a partir de espaços que fomentam os encontros e a  socialização.

Além de apresentar os ambientes exclusivos da mostra, tal proposta tem como objetivo evidenciar o valor arquitetônico e cultural do próprio espaço, voltando o olhar do público para o imóvel e o jardim que o cerca, equipamentos culturais relevantes que devem ser preservados e largamente ocupados.

Assim sendo, a ideia é que peças originais da decoração do palacete sejam incorporadas aos ambientes criados para a mostra e os espaços de convivência, como bares, restaurantes e cabanas no jardim, tenham destaque e sejam amplamente aproveitados pelos visitantes.

Cabana Angatu, por Gabriela Eloy

A arquiteta Gabriela Eloy tem a missão de materializar sonhos e expectativas. Por isso, com foco na satisfação dos clientes, entrega serviços de excelência e implementa projetos ousados, personalizados e inovadores.

A partir do tema "Corpo & Morada", ela exalta a introspecção, a desaceleração e a conexão com a natureza na Cabana Angatu, ambiente criado em parceria com a Idélli para a CASACOR RJ 2023.

Angatu é uma palavra Tupi-Guarani que significa "bem-estar, felicidade e alma boa". O termo define perfeitamente o conceito do projeto, que abusa de elementos naturais e tem como referência a região serrana do Rio, Itaipava, que significa "Pedra que Chora" nesta mesma língua originária.

(Foto: Denilson Machado, do MCA Estúdio)

Explorando o verde, a água, a madeira, a pedra e o fogo, a  Cabana Angatu é um espaço acolhedor que instiga a interiorização, o olhar para dentro de si, a desconexão com o mundo exterior e a volta para a própria essência.

Neste sentido, as curvas são outro elemento fortemente explorado. Como um abraço, elas trazem a sensação de aconchego, afeto e fluidez. O espelho d’água na entrada do espaço, por sua vez, representa a limpeza física e mental, propondo a real transição do mundo externo para a morada interna de cada um.

(Foto: Denilson Machado, do MCA Estúdio)

Ilusão de Ótica, por Fabiano Ravaglia

Fabiano Ravaglia possui uma extensa trajetória no mercado de arquitetura, abrangendo residências, espaços comerciais, projetos corporativos e interiores. Com conhecimentos e habilidades  ímpares, se destaca no cenário carioca e ostenta uma série de prêmios nacionais e internacionais.

Ilusão de Ótica, projeto comercial criado em parceria com a Idélli para a CASACOR RJ 2023, brinca com a questão das lentes e explora o poder dos espelhos para atrair a atenção e envolver os clientes nas vitrines da loja. A partir do tema  "Corpo & Morada", o ambiente evidencia as diferentes formas de ver e convida o visitante a fruir sem julgamentos diversos ângulos, profundidades e perspectivas.

Na ótica criada por Fabiano Ravaglia, os espelhos trazem impacto visual e nos provocam a refletir sobre as nossas próprias percepções. As reflexões incorporam a sensação de movimento e promovem uma maior interação com o espaço, criando, assim, uma verdadeira experiência sensorial.

(Foto: André Nazareth)

Além disso, esta arquitetura comercial, conceituada em uma linguagem contemporânea, prioriza os contrastes e as tonalidades neutras, destacando os produtos coloridos exibidos sem criar qualquer tipo de competição entre o produto e o espaço.

Por fim, a partir de tons e sombras, o preto e branco do espaço nos mostram que, entre essas cores extremas, há uma infinidade de cinzas. Deste modo, o ambiente  demonstra as múltiplas possibilidades de enxergar e nos instiga a deixar a dureza do olhar e as certezas absolutas e limitantes para trás.

(Foto: André Nazareth)

Agora que você já conhece nossos parceiros, visite a CASACOR Rio 2023 e confira de perto cada detalhe dos magníficos ambientes Idélli. Esperamos você para viver experiências transformadoras em ambientes que transcendem!

Gostou do conteúdo?

Acesse Idélli na CASACOR BA 2023 e saiba mais!