Blog

12/05/2023

iSaloni 2023: as principais tendências lançadas na maior feira de móveis do mundo

Arquitetura

Feiras de arte, arquitetura e design de produtos e de interiores são ótimas oportunidades de imersão no extraordinário mundo criativo. Nesses eventos, encontramos o melhor do design autoral, além das novas tecnologias e soluções para projetos, as trends da atualidade e todas as outras novidades da indústria criativa.

Por isso, na Idélli, todos os produtos são desenvolvidos a partir de pesquisas de tendência realizadas, principalmente, através da participação assídua nas mais importantes feiras internacionais do ramo, entre elas, o iSaloni, feira de móveis que acontece anualmente em Milão.

O iSaloni 2023 ocorreu entre 18 e 23 de Abril e, sabendo que você quer ficar por dentro de tudo que rolou por lá, preparamos este texto trazendo as principais tendências lançadas na maior feira de móveis do mundo. Continue a leitura e conheça um pouco mais sobre esse evento imperdível.

Salone del Mobile Milano

Realizada todos os anos, geralmente em abril, em Milão, na Itália, a maior feira de móveis do mundo já está na sua 61° edição e, em enormes pavilhões expositivos, reúne lançamentos, tendências e peças clássicas de mobiliário e decoração de interiores.

O evento reúne profissionais, marcas e produtos provenientes de todos os continentes, consolidando-se como a grande referência internacional do setor e uma das principais fontes de inspiração para criadores da indústria moveleira.

Além de apresentar o que há de mais moderno e inovador no mercado, a feira também conta com atividades culturais, exposições e palestras imperdíveis.

Agora que você já está por dentro do espetáculo que é o iSaloni, conheça as principais tendências apresentadas nesta edição.

Sustentabilidade

A preocupação com o meio ambiente é uma tendência que vem ganhando força no mundo do design de interiores há vários anos e foi um tema constante nesta edição do iSaloni.

O design sustentável fica evidente na apresentação de móveis e objetos feitos a partir de materiais reciclados, que envolvem processos de fabricação que minimizam o desperdício e que são mais duráveis.

A reutilização de materiais, como madeira recuperada, plástico reciclado e tecidos feitos de fibras naturais, demonstram a importância da criação consciente.  Exemplo disso são os vasos Bush on, feitos de cortiça natural e ecologicamente sustentável, apresentados no iSaloni pela marca RODA.

(Acervo: Salone del Mobile Milano)

Peças artesanais e de produção local 

Em conformidade com a questão da sustentabilidade, as peças artesanais e de produção local surgem com força no design de interiores. O apoio aos artesãos locais contribui para a preservação de tradições culturais e o desenvolvimento sustentável, criando um elo entre a comunidade e os ambientes que projetamos.

Assim sendo, este tipo de elemento tem ganhado destaque como uma maneira de trazer originalidade, autenticidade e personalidade aos espaços. Com suas técnicas tradicionais e cuidadosamente executadas, esses produtos agregam valor estético e narrativo, contando histórias únicas, além de serem uma forma de resistência à homogeneidade da produção em massa.

Um exemplo desse tipo de elemento apresentado no iSaloni é a coleção Absis, abajures artesanais feitos com argila da zona de Vacamorta, na região de Empordà de Girona (Espanha), que exalam autenticidade e elegância.

(Acervo: Salone del Mobile Milano)

Ambientes que confortam

Espaços reconfortantes, relaxantes e que promovem o bem-estar estão em alta e estiveram presentes no Salone del Mobile. Muitas almofadas e diferentes formas de assentos almofadados trazem mais conforto para qualquer ambiente, incluindo a sala de jantar.

Exemplo disso são as cadeiras almofadadas So Far do Studiopepe que tornam a mesa de jantar muito mais convidativa e aconchegante.

(Acervo: Architectural Digest)

Tecnologia Integrada

A tecnologia também marcou presença no Isaloni 2023. Móveis e objetos inteligentes foram exibidos, combinando design e funcionalidade de maneira harmoniosa. Desde sistemas de iluminação controlados por aplicativos até móveis multifuncionais com carregadores sem fio embutidos.

A tecnologia se tornou parte essencial do design de interiores e estava presente em todos os espaços da feira, inclusive no setor de design de banheiros, onde a Noken Design exibiu a I-Smart, tecnologia que aprimora e personaliza as funções desse ambiente tão importante para o autocuidado diário.

(Acervo: Salone del Mobile Milano)

Laccas

No iSaloni 2023, as laccas apresentaram-se como uma tendência forte no design de interiores e estavam presentes em diversos ambientes. Esses revestimentos oferecem uma variedade de cores vibrantes e acabamentos elegantes, proporcionando um toque sofisticado aos móveis e acessórios.

Através da aplicação cuidadosa de camadas de lacca, é possível criar superfícies que refletem a luz de forma deslumbrante. Além disso, as laccas oferecem durabilidade e resistência, tornando-se uma escolha assertiva para peças com beleza, alta qualidade e longevidade.

Com sua versatilidade estética e capacidade de adicionar um toque contemporâneo ou clássico aos espaços, as laccas certamente continuarão a ser uma escolha cobiçada no mundo do design de interiores. Exemplo disso é a exuberante mesa Mateo, criada por Vincent Van Duysen para a Molteni&C, disponível em lacca verde e vermelha e que provocou o encanto dos visitantes da feira.

(Acervo: Salone del Mobile Milano)

Móveis multifuncionais

No iSaloni 2023, os móveis multifuncionais destacaram-se como uma tendência em ascensão no design de interiores. Essa nova abordagem do mobiliário busca atender às necessidades dos espaços contemporâneos, onde a otimização e a versatilidade são essenciais.

Os móveis multifuncionais oferecem soluções inteligentes que combinam diferentes funções em um único item, permitindo maximizar o aproveitamento do espaço. Com a crescente busca por espaços mais versáteis e flexíveis, os móveis multifuncionais têm se tornado uma ótima opção no mundo do design de interiores.

Além de proporcionar praticidade e funcionalidade, esses móveis também agregam estilo e design inovador aos ambientes, oferecendo uma experiência dinâmica e adaptável. Exemplo disso, são os sofás Ralik, criados por Ichiro Iwasaki e que foram sensação no Salone del Mobile.

(Acervo: Salone del Mobile Milano)

Minimalismo Reinventado

O minimalismo continua a desempenhar um papel fundamental no design de interiores, mas com uma abordagem renovada. Os espaços apresentam linhas limpas e despojadas, com ênfase na funcionalidade e na sensação de calma. Materiais naturais e tons neutros criam ambientes serenos e acolhedores.

No iSaloni 2023, o minimalismo se apresentou com uma pegada retrô, com foco especial no minimalismo italiano dos anos 90. Inspirado pela estética refinada e sofisticada, o minimalismo italiano apresenta uma abordagem elegante para a decoração. Com formas simples, paleta de cores neutras, linhas puras e materiais de alta qualidade, o minimalismo italiano busca criar espaços equilibrados e harmoniosos.

Aposte na Idélli e leve as principais tendências para casa

Agora que você já está por dentro das principais tendências apresentadas no iSaloni, aproveite para conhecer as incríveis opções da Idélli.

Com base naquilo que está acontecendo no mundo, mas sempre pensando nas necessidades e especificidades nacionais, lançamos no mercado brasileiro novas cores, formas e tecnologias.

Produzimos móveis planejados elegantes e sofisticados para criar ambientes surpreendentes de alto padrão. Invista em móveis planejados Idélli e leve para casa sofisticação, inovação, elegância e bem-estar. 

Gostou do conteúdo?

Acesse Diferenciais da marca: detalhes que tornam a Idélli única na arte de transformar ambientes e saiba mais!